últimas notícias

Movimento portuário — 2.ª feira, 31 de dezembro

Nesta 2.ª feira, 31 de dezembro e último dia de 2018, o porto e a baía do Funchal contam com a presença de dez navios de cruzeiro que emprestarão colorido ímpar ao espectáculo feérico da passagem de ano.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Apresentamos de seguida o horário das chegadas e partidas dos navios, bem como seus agentes, respectiva procedência e destino. Dada a quantidade dos paquetes que nos visitam, não referiremos as suas características. As mesmas poderão ser consultadas em anteriores publicações referentes às suas escalas no porto do Funchal.

(Foto: João Firmino de Sousa)
Assim, ainda de madrugada, o AIDAnova chega pelas 04h30, procedente de Las Palmas de Gran Canaria. Agenciado por Blatas, Lda., fica amarrado ao cais sul da Pontinha até às 22h00, ficando em fundeadouro para assistir ao espectáculo do fogo de artifício, rumando depois a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).

(Arquivo APRAM)
O Columbus vindo também de Las Palmas de Gran Canaria chega à baía do Funchal por volta das 07h30. Manter-se-á em fundeadouro até às 00h30 para posteriormente rumar a Lisboa. A Blatas, Lda. detém o seu agenciamento.

(Foto: Francisco Correia)
Cerca das 08h00, o Queen Victoria proveniente de Santa Cruz de La Palma (Canárias) chega ao Funchal onde se manterá fundeado até às 01h00 do primeiro dia do ano 2019, para depois rumar a Cadiz (Andaluzia, Espanha). Está igualmente agenciado por Blatas, Lda.

(Foto: Mafalda Camacho)
Também pelas 08h00, mas com amarração ao cais norte da Pontinha, o Balmoral agenciado por JFM Shipping, Lda. chega de San Sebastian de La Gomera (Canárias). Por volta das 17h00 deixará o cais norte, ficando em fundeadouro a fim de assistir à passagem de ano. Quando for 01h00 rumará a La Coruña (Galiza, Espanha).

(Foto: Ricardo Paiva)
O Ventura, por sua vez, amarra ao cais sul pelas 08h15. Vem de Santa Cruz de Tenerife (Canárias) e tem agenciamento por parte da Blatas, Lda. Às 01h00 soltará amarras para rumar a Southampton (Inglaterra).

(Foto: Francisco Correia)
O nosso bem conhecido e já clássico Marco Polo aparecerá pelas 18h00 e ficará fundeado na baía do Funchal. É procedente de Las Palmas de Gran Canaria e o seu agente é a Blatas, Lda. Às 18h00 do primeiro dia do ano de 2019 rumará a Lisboa.

(Foto: Eugénio Camacho)
Também às 18h00, mas atracando ao cais norte da Pontinha, o Marella Dream chega de Santa Cruz de La Palma (Canárias). Agenciado pela Ferraz, a sua estadia prolongar-se-á até às 16h00 do dia seguinte. A essa hora prosseguirá o seu cruzeiro rumo a Arrecife de Lanzarote (Canárias).

(Foto: Arquivo APRAM)
Pelas 20h00 o Zenith chega ao Funchal, procedente de Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Agenciado por JFM Shipping, Lda., o navio manter-se-á em fundeadouro até às 19h00 do dia seguinte para depois rumar a Agadir (Marrocos).

(Foto: Arquivo APRAM)
Às 21h00, o AIDAstella chega de Las Palmas de Gran Canaria para uma escala que se estenderá até às 07h00 do dia 2 de janeiro, tendo como destino Arrecife de Lanzarote (Canárias). Ficando primeiramente em fundeadouro, amarrará depois ao cais sul. Será agenciado por Blatas, Lda.
(Foto: Mafalda Camacho)
Por fim, o Mein Schiff fundeará na baía do Funchal por volta das 21h30. Proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, o navio que está agenciado por JFM Shipping, Lda. acostará ao cais sul, pelas 01h30. Aí permanecerá até às 14h00 do dia 2, rumando depois a Santa Cruz de La Palma (Canárias).
(Foto: Arquivo ENM)

Para concluir a informação portuária, damos conta de que no cais norte do porto comercial do Caniçal, é esperado, pelas 07h15, o Funchalense 5 que traz carga de Lisboa. Agenciado por PMAR Navegação, rumará ao Porto Santo pelas 16h59 de 4.ª feira.

Sem comentários