728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — sábado, 24 de novembro

O MSC Seaview chega hoje ao Funchal, pelas 07h00, em escala inaugural.
(Foto: Nedcruise)
O porto do Funchal recebe neste sábado, 24 de novembro, a escala inaugural do MSC Seaview e o veleiro de três mastros Christian Radich.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O MSC Seaview amarra pela primeira vez ao cais sul da Pontinha pelas 07h00. É procedente de Lisboa e tem agenciamento garantido por JFM Shipping, Lda. Às 17h00 soltará amarras para prosseguir o seu cruzeiro rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).
Como é hábito em escalas inaugurais de navios de cruzeiro, em especial, haverá a bordo uma cerimónia alusiva a esta escala inaugural que contará com o comandante do navio, seu agente, presidente do Clube Entusiastas de Navios e outros convidados, onde se procederá à troca de crestas e outras lembranças alusivas ao momento.
O MSC Seaview lançado à água em fins de 2017, teve a sua inauguração oficial no corrente ano de 2018. Construído nos estaleiros Fincantieri Monfalcone (Itália), desloca 153.561t de peso bruto, mede 323m de comprimento por 44m de boca (largura) e 8m de calado. Tendo como irmão-gémeo o MSC Seaside, navega com bandeira de Malta. A sua operadora é a MSC Cruises.
O KNM Christian Radich amarra na Pontinha, pelas 09h00, para uma escala até às 16h00 de 2.ª feira.
(Foto: Arquivo APRAM)
Igualmente no cais sul, pelas 09h00, o navio veleiro de três mastros Christian Radich faz a sua acostagem. Proveniente de La Coruña (Galiza, Espanha), a sua escala prolongar-se-á até às 16h00 da próxima 2.ª feira. Zarpará depois rumo a Las Palmas de Gran Canaria. A Transinsular-Madeira, Lda. encarrega-se do seu agenciamento.
O KNM Christian Radich é um veleiro de três mastros construído em 1937 nos estaleiros Framnaes Shipyard e que navega com bandeira da Noruega. É usado para treino de vela. Desloca 663t de peso bruto, mede 58,55m de comprimento por 9,76m de boca (largura) e 5m de calado.
O Peonia chega ao terminal marítimo da CLCM no Caniçal com combustível que traz de Leixões.
(Foto: VesselTracker)

No entretanto, o Peonia chega pelas 08h00 ao terminal marítimo da CLCM no Caniçal, amarrando de seguida às bóias de segurança para descarga de combustível que traz de Leixões. Agenciado por PMAR Navegação, deverá dar por terminada a sua operação de descarga pelas 09h00 de amanhã, domingo. Regressará depois ao porto de origem.
Tendo entrado ao serviço em 2005, este navio que ostenta a bandeira de Malta, com porto de registo em La Valletta, tem 19.549 de tonelagem bruta e o seu peso morto é de 28.987 t. Mede 164,5m de comprimento por 27,6m de boca (largura). O seu calado actual está situado nos 9m.

Sem comentários