728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — 6.ª feira, 2 de novembro

O Oosterdam volta a estar hoje no Funchal numa escala que o levará a Fort Lauderdale (Florida, EUA).
(Foto: Arquivo APRAM)
O porto do Funchal nesta 6.ª feira, 2 de novembro, está decorado, logo pela manhã, com dois belos navios de cruzeiro: o Oosterdam e e Ventura.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Oosterdam é proveniente de Lisboa e amarra ao cais sul da Pontinha pelas 06h00. Agenciado por Blatas, Lda., a sua permanência entre nós demorará até às 15h45, momento em que soltará amarras para rumar a Fort Lauderdale (Florida, EUA).
O Oosterdam operando para a Holland – America Line — USA, da qual é propriedade, foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri (Marghera) e lançado à água em 2003. No ano de 2009 sofreu remodelações. Desloca 82.318t e mede 285,40m de comprimento por 32,25m de boca (largura) e 8m de calado. Tem como irmãos-gémeos o Zuiderdam, o Westerdam e o Noordam.
O Ventura da P&O Cruises vem de Southampton (Inglaterra) e ruma a Santa Cruz de La Palma (Canárias).
(Foto: Mafalda Camacho)
Depois, cerca das 07h00, o Ventura amarra também no cais sul da Pontinha com igual agenciamento da Blatas, Lda. Vem de Southampton (Inglaterra) e quando forem 17h45 largará rumo a Santa Cruz de La Palma, na prossecução do seu cruzeiro.
Propriedade da Carnival Plc – UK, opera para a P&O Cruises.


Foi construído em 2008 nos estaleiros italianos de Fincantieri, tendo sido remodelado em 2013. Desloca 116.017 tons de peso bruto e mede 289,60m de comprimento por 36m de boca (largura). Navega com bandeira das Bermudas. Tem como irmão-gémeo, o Azura da mesma companhia.

Sem comentários