últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 6 de novembro

O Mein Schiff 1 permanecerá, como de costume, no cais sul até às 14h00 de 4.ª feira.
(Foto: Mafalda Camacho)
Nesta 3.ª feira, 6 de novembro, o porto do Funchal — além da presença do Mein Schiff que se encontra amarrado ao cais sul da Pontinha desde as 23h00 de ontem e que prolongará a sua estadia até às 14h00 de amanhã — conta com a escala de mais dois navios de cruzeiro: o pequeno mas luxuoso Le Champlain e o elegante AIDAstella.

Por: Paulo Gilberto Camacho
O Le Champlain, após ter escalado no Porto Santo, faz hoje a sua estreia na Pontinha.
(Foto: MarineTraffic)

O Le Champlain faz a sua acostagem ao cais sul da Pontinha pelas 06h00, em estreia, procedente de Porto Santo. Agenciado por Blatas, Lda., a sua curta estadia estende-se até às 13h00, rumando depois a Arrecife de Lanzarote (Canárias).
Ontem, neste mesmo espaço, demos conta do seu perfil.
O AIDAstella faz escala com pernoita no Funchal mas, desta feita, no cais norte.
(Foto: Arquivo APRAM)
Pelas 07h00, o AIDAstella amarra na Pontinha mas, desta feita, ao cais norte. Igualmente agenciado por Blatas, Lda. e proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, a sua escala com pernoita prolonga-se até às 05h30 de 4.ª feira, momento em que zarpará rumo a Arrecife de Lanzarote (Canárias).

O AIDAstella, propriedade da Mercuro Societa Crociere (Costa), opera para a Aida Cruises (Alemanha). Foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft - Papenburg e lançado à água no ano 2013, vindo a sofrer remodelações em 2018. Desloca 71.304t de peso bruto e mede 253,22m de comprimento por 32,20m de boca (largura) e 7,20m de calado. Navega com bandeira italiana. Tem como irmãos-gémeos o AIDAblu (2010), AIDAsol (2011) e o AIDAmar (2012).
O Atlantik Pride chaga hoje ao Caniçal com combustível que traz de Sines.
(Foto: Rodrigo Freitas/MarineTraffic)
No terminal marítimo da CLCM (Caniçal), o Atlantik Pride chega pelas 16h00 com combustível de Sines. A sua operação de descarga, com agenciamento de JFM Shipping, Lda., demorará até às 08h30 do dia 8, seguindo viagem até Poro Santo para idêntico reabastecimento na “ilha dourada”.

Construído em 2010, o Atlantik Pride que navega com bandeira de Malta e consequente registo no porto de La Valletta, desloca 11.393 tons de peso bruto, 17.999 tons de peso morto, mede 147,5m de comprimento por 22,4m de boca (largura) e o seu rascunho (calado) actual é de 8,8m. Já foi conhecido por FT Stromboli.
O Funchalense 5, procedente do Caniçal, chega esta noite ao Porto Santo.
(Foto: Arquivo ENM)

Por fim, o Funchalense 5 chega ao Porto Santo pelas 22h30, amarrando ao molhe principal. É procedente do Caniçal e pelas 03h00 deverá dar por concluída a sua operação de carga/descarga na “ilha dourada”. Rumará depois a Leixões. Todo o seu agenciamento está a cargo de PMAR Navegação.
Também ontem demos conta das suas características.

Sem comentários