últimas notícias

Movimento portuário — sábado, 22 de setembro

O clássico veleiro holandês Europa fará uma escala de 24 horas no Funchal.
(Foto: MarineTraffic)
O porto do Funchal recebe neste sábado, 22 de setembro, a visita de dois veleiros: uma barca de três mastros e um iate, respectivamente, Europa e Artemis.

Por: Paulo Gilberto Camacho

A barca Europa, agenciada por Blatas, Lda., amarra ao cais sul da Pontinha pelas 08h00. Procedente de Cascais, a sua escala demorará até às 08h00 de amanhã, prosseguindo depois viagem rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). 
A Europa é uma barca-veleiro de três mastros construída em 1911. Foi remodelada em 1994, passando a ser utilizada para para treino de mar e em expedições até à Antártica, entre outras. Desloca 303 tons de peso bruto e mede 39,8m de comprimento por 7,5m de boca (largura), sendo o seu calado de 3,8m. Navega com bandeira da Holanda (Países Baixos).
O Artemis atracado ao cais sul da Pontinha numa anterior escala pelo Funchal.
(Foto: Arquivo APRAM)

Ao fim da tarde, pelas 19h00, também amarra ao cais sul da Pontinha, um outro veleiro: o iate Artemis que é procedente de Gibraltar. Agenciado por Transinsular-Madeira, Lda., a sua estadia prolongar-se-á até às 22h00 da próxima 2.ª feira, dia 24. Rumará depois ao alto mar.
O Artemis é um superiate veleiro construído em estrutura de alumínio no ano de 2007 nos estaleiros Fitzroy Yachts (Nova Zelândia). Navegando com a bandeira das Ilhas Caimão, desloca 222 tons de peso bruto, mede 44m de comprimento por 9,30m de boca (largura) e 4,75m de calado. Já ostentou o nome de Salperton.

Sem comentários