728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Saída do busto famoso de CR7 foi solicitada desde o início

A ANA refere que a retirada do busto estava a ser equacionada desde a altura da cerimónia
📷  Paulo Camacho  📷
Afinal, a substituição do busto de Cristiano Ronaldo do andar das chegadas no Aeroporto da Madeira já havia sido solicitada há muito tempo. A ANA – Aeroportos de Portugal revela que após a cerimónia da atribuição da denominação “Cristiano Ronaldo” ao aeroporto insular, altura em que foi descerrada a obra retirada, junto à placa comemorativa, “a entidade responsável pela gestão da imagem de Cristiano Ronaldo, manifestou interesse em que a referida peça fosse removida ou substituída, o que, entretanto, ainda não se havia concretizado”.

por Paulo Camacho

Por outro lado, refere que recentemente, o responsável pelo Museu CR7, irmão de Cristiano Ronaldo, informou o Aeroporto da Madeira da sua “vontade de que o busto de autoria de Emanuel Santos fosse substituído” por outra peça escultórica, já adquirida pelo museu e que se encontrava na Madeira.
Nessa sequência, a direção dos Aeroportos da Madeira concordou e submeteu o assunto à Comissão Executiva da empresa.
A substituição da escultura, “efetuada com meios humanos e recursos técnicos dos Aeroportos da Madeira”, aconteceu na noite do dia 14 para 15 deste mês. A altura escolhida prendeu-se com a não existência de tráfego de passageiros, porque está localizada numa zona pública de grande circulação de pessoas.

ANA adquiriu o busto

A ANA informa que o busto original foi adquirido pela empresa, no âmbito do investimento feito em torno da atribuição do nome do futebolista madeirense ao Aeroporto da Madeira, “ficando a fazer parte do seu património”.
Agora que foi colocado um novo busto de CR7, adianta que o primeiro vai manter-se na posse da ANA, que “equacionará o seu destino, na salvaguarda do seu património, e no respeito que é devido à obra e ao seu autor”.
O busto original foi descerrado numa cerimónia oficial que decorreu a 29 de março de 2017.
Apesar da polémica que gerou desde o início, pelas diferentes interpretações do trabalho de Emanuel Santos, o busto fez grande sucesso já que a maioria dos passageiros que passou pelo Aeroporto da Madeira fazia questão de tirar fotos junto do original de Cristiano Ronaldo.

Emanuel quer busto na via pública
Emanuel Santos junto ao seu trabalho numa perspetiva que mostra as semelhanças com o jogador
📷  Emanuel Santos  📷 

Ontem, depois de uma onda de solidariedade que surgiu em defesa do busto original, o artista do Caniçal entendeu por bem agradecer o apoio de amigos e conhecidos, “pela força e pela crença”. A todos os que “gostaram e os que não gostaram do meu busto em homenagem ao melhor futebolista da atualidade, o meu muito obrigado pelas palavras”.
Não deixou de lamentar a forma como foi feita esta substituição e todo o seu processo. Recorda que a obra de arte “já faz parte do roteiro turístico da nossa Ilha”, que “suscita muita procura a quem nos visita”, pelo que manifesta que gostava muito que a sua obra “fosse colocada na via pública”.

Sem comentários