728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Busto de Cristiano Ronaldo "voou" do Aeroporto da Madeira

O novo busto de Cristiano Ronaldo no Aeroporto da Madeira
📷  DR  📷

O busto de Cristiano Ronaldo no Aeroporto da Madeira, que também tem o seu nome, foi substituído esta quinta-feira à noite. O trabalho do madeirense Emanuel Santos deixou o lugar onde sempre esteve desde março de 2017. No seu lugar, surgiu um outro, feito a pedido da família do jogador por autor espanhol, cujo nome não foi divulgado.

por Paulo Camacho

O busto famoso do jogador madeirense que deixou de estar no Aeroporto da Madeira
📷  Paulo Camacho 📷
No entanto, a fama do anterior busto, para o bem o para mal, está a motivar uma onda de solidariedade em relação a Emanuel Santos no sentido de fazer regressar o trabalho para o lugar onde estava.
Esta manhã, o escultor madeirense Ricardo Veloza, sem querer tirar partido por um ou outro trabalho, escreveu no Facebook que a obra “cada um a vê com os seus olhos e sensibilidade”. Agora “referir-se ao autor do modo como muitas vezes tive oportunidade de ler e ouvir, é nojento, porco e ordinário”.
Complementa que “foi e continua a ser muito feio e demonstrativo da triste e degradada sociedade em que vivemos”.

Ataques reles

Recorda ainda que desde o dia da inauguração, a 29 de março de 2017, “muita coisa se passou e muita que me deixou profundamente triste e genuinamente incomodado e que se prende fundamentalmente com os ataques reles e baixos como se falou, não da obra, mas sim do seu autor”.
Em relação ao atual busto presente no Aeroporto diz que, “independentemente de tudo o resto, sinto-me muito feliz pelo autor da obra não ser madeirense”. “Julgo que foram contactados alguns escultores e outros artistas plásticos de cá para o fazerem e o facto de terem que recorrer a um de fora, só prova que aqui existem artistas com bom senso, coluna vertebral e ética profissional”. “Estou feliz e ao contrário ao nojo que senti,agora novos e bons sentimentos renascem dentro de mim”, referiu o escultor que foi autor da estátua de Cristiano Ronaldo, que se encontra à entrada do Museu CR7, ela também alvo de polémica no início.

O busto substituto e a referida placa descerrada pelo Presidente da República em 2017
📷  DR  📷

Autor do busto ficou triste

Em relação ao escultor que fez a primeira versão, Emanuel Santos, disse estar triste com a substituição do seu trabalho. Uma substituição que, ao que os media referem, foi do desconhecimento do diretor do Aeroporto da Madeira e igualmente do Governo Regional.
Curiosamente, o novo busto está junto a uma placa descerrada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde está escrito que se tratava de uma homenagem a Cristiano Ronaldo. Só que, na altura, o busto era outro. É verdade que a homenagem englobava o nome acrescentado ao Aeroporto da Madeira, mas também abrangia o busto substituído.
Sabe-se que, para já, o busto original ficará guardado no Museu CR7, mas não acessível ao público. Acreditamos que não será por muito tempo.
Há cerca de um ano, em entrevista a um canal de televisão português, Emanuel Santos referiu que falou com o capitão da seleção nacional de futebol. “O Cristiano gostou. Começou por ver em fotografias que a família lhe enviou e gostou. Entretanto, pediu-me para alterar umas pequenas rugas”, além de que “não queria um aspeto tão pesado no busto”, refere o artista madeirense.
Uma nota final. Sem querer tirar partido e procurando ser o mais imparcial possível, preferimos o busto que lá estava. Até porque a finalidade da arte não é copiar o real e sim fazer vê-la de diferentes prismas pelo que cada a interpreta à sua maneira.

Sem comentários