728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Cidades do Funchal e da Praia sintonizadas em prol de problemas comuns

A comitiva dos municípios do Funchal e da Praia na Estação de tratamento dos Viveiros
📷  CMF/André Gonçalves  📷

O
presidente da Câmara Municipal do Funchal não tem dúvidas que a visita oficial à capital madeirense do seu homólogo do município da Praia, na ilha de Santiago, e capital da ilha de Cabo Verde, Óscar Santos, que é acompanhado pela vereadora Ednalva Cardoso, surge “no sentido de incrementar a ligação já existente entre as duas cidades, em matérias que são uma causa comum, que os preocupam a eles, mas também a nós”.

por Paulo Camacho

Paulo Cafôfo refere-se aos temas centrais da visita de trabalho ao Funchal: a Ação Social e de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, por via da apresentação de boas práticas municipais a esse respeito.
Destacou o 15.º aniversário da geminação do Funchal com a cidade da Praia, que se assinala este ano, e falou de “um povo irmão, com quem temos colaborado ao longo dos anos, sobretudo na área do Ambiente e dos Resíduos”.

Visita pela cidade camarária

A componente social esteve igualmente na rota
📷  CMF/André Gonçalves  📷

A visita começou esta manhã, com uma ida ao Mercado dos Lavradores e uma receção nos Paços do Concelho, prosseguindo no Centro Comunitário da Quinta Josefina, em Santo António, onde foi apresentado à comitiva cabo-verdiana o trabalho desenvolvido pela empresa municipal Sociohabitafunchal. E, em especial, o projeto de intervenção social “Recriando Lares”, que tem por objetivo ajudar famílias com dificuldades de bairros camarários a adquirir competências relacionadas com a gestão doméstica e familiar. Seguiu-se uma visita guiada à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, nos Viveiros.

O Turismo e as consequências

O presidente da edilidade funchalense destacou o Turismo como um dos temas fortes que constitui preocupação comum às duas cidades e indicou que a Praia “tem vindo a sentir um grande incremento turístico e hoteleiro nos últimos anos, o que tem desencadeado problemas em relação à limpeza da cidade, à recolha de resíduos, à gestão do saneamento básico e espaços verdes e à requalificação do espaço urbano, uma troca de experiências que claramente também nos interessa a nós”. Por isso mesmo, revelou que ao longo do dia, lançaram algumas bases de cooperação, que “podem passar, desde logo, pela disponibilização do know how dos técnicos da Câmara do Funchal, para que atuem no terreno, contribuindo para a melhoria destes serviços públicos”.

O Funchal “tem muitas experiências

O presidente do município da Praia, geminada com o Funchal desde 2003, com o seu homólogo Paulo Cafôfo
📷  CMF/André Gonçalves  📷

Por outro lado, Paulo Cafôfo acredita que o Funchal “tem muitas experiências que podem ser aplicadas” e explicou que a área Social foi outro assunto em cima da mesa. “Tivemos a vereadora com o pelouro cá, e apresentámos aquele que é o nosso fundo de investimento social nas suas diversas vertentes, desde o apoio a medicamentos, arrendamento e aos programas de emprego, entre outros”. O edil espera que “o nosso trabalho lhes possa ser útil, mas também aproveitámos para conhecer a sua realidade, porque uma geminação faz-se de troca de conhecimentos e de partilhas”.
Destacou, por fim, a área da Educação, nomeadamente por via da proximidade entre o município da Praia e as respetivas escolas, como uma das mas interessantes e que vale a pena aprofundar.

Sem comentários