últimas notícias

Movimento portuário — sábado, 7 de abril

O Le Soléal faz uma curta escala no Funchal, amarrado ao cais norte, para depois rumar a Lisboa.
Foto: (APRAM/DR)
Sábado, 7 de abril, o porto do Funchal regista a chegada do Le Soléal, em escala inaugural, pelas 13h30, que amarra de seguida ao cais norte da Pontinha. Como de costume, em escalas inaugurais, proceder-se-á à troca de crestas entre o comandante do navio, o seu agente e o Clube Entusiastas de Navios, seguindo-se um pequeno convívio entre estas e outras entidades convidadas.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Vindo de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), o navio faz uma curta escala até às 18h00, rumando depois a Lisboa. Está agenciado por Blatas, Lda.
Operando para a Ponant Cruises, o Le Soléal entrou ao serviço em 2013 e desloca 10.992 tons de arqueação bruta. Mede 142,10m de comprimento por 18m de boca (largura) e 4,8m de calado. Construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, Ancona, navega com bandeira francesa. Tem como irmãos gémeos Le Boreal (2010), L’Austral (2011) e Le Lyrial (2015).
O Atlantik Pride reabastece hoje o Porto Santo com combustível.
(Foto: APRAM/DR)

Por sua vez, o Atlantik Pride, oriundo do Caniçal, tem amarração agendada para as 12h00 no molhe principal do Porto Santo, onde começará a operação de descarga de combustível. O navio, que é agenciado por JFM Shipping, Lda., deverá dar por concluída esta operação de reabastecimento à “ilha dourada”, pelas 06h00 de domingo, rumando depois a Sines.
Construído em 2010, o Atlantik Pride que navega com bandeira de Malta, desloca 11.393 tons de peso bruto, 17.999 tons de peso morto, mede 147,5m de comprimento por 22,4m de boca (largura) e o seu rascunho (calado) actual é de 8,8m. Já foi conhecido por FT Stromboli.

Sem comentários