728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Cláudia empenhada em minimizar o impacto negativo do homem no mar

Cláudia Monteiro de Aguiar diz ser urgente envolver e interligar políticas e instrumentos
📷  Cláudia Monteiro de Aguiar  📷
“Minimizar o impacto negativo da atividade humana nos vários setores ligados ao mar é uma ambição que não devemos prescindir de implementar mas precisamos de ter atenção à realidade das ilhas, das regiões ultraperiféricas e da sua capacidade de gestão portuária”. Quem o diz é a eurodeputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, que participou no debate “Rumo a uma Economia Circular e ao Turismo Sustentável nas Ilhas”, promovido Grupo de Trabalho “Mar, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras”, no Parlamento Europeu.

por Paulo Camacho

A parlamentar considera “urgente envolver e interligar políticas e instrumentos que permitam  não só partilhar boas práticas mas que consigam dar resposta a problemas que são transversais a várias regiões, através de uma cooperação e ação integrada. É importante interligar um bom Planeamento do Espaço Marítimo, com a Estratégia Marítima para o Espaço Atlântico, com a Estratégia para o Crescimento Azul e olhar atentamente para as possibilidades e prioridades resultantes do Programa Interreg – MAC”.

Importância da Estratégia para os Plásticos

Cláudia Monteiro de Aguiar salientou igualmente a importância da Estratégia da Comissão Europeia para os Plásticos, apresentada em janeiro, e alertou para a necessidade de “seguir um modelo que se reflita em  medidas efetivas que tenham reflexo na qualidade e sustentabilidade dos destinos turísticos, como são exemplo as ilhas, sobretudo as ultraperiféricas. Esta estratégia tem de envolver todos quantos lideram projetos, atividades ou serviços, direta e indiretamente ligados ao mar e ao Turismo”.

Sensibilizar e Agir

No painel “Sensibilizar e Agir”, a eurodeputada madeirense ressalvou a “importância do reforço dos apoios já existentes para a criação ou manutenção  de infraestruturas capazes de dar resposta à gestão e tratamento de lixo marinho, nomeadamente os plásticos, mas também apoiar em termos de limpeza de praias e zonas costeiras com acessos difíceis que necessitam de material apropriado”.

Carta de Compromissos

Cláudia Monteiro de Aguiar assinou ainda em conjunto com outros eurodeputados e com as entidades públicas e privadas presentes a “Carta de Compromissos para uma Gestão Sustentável de Recursos Materiais e Economia Circular” que partilha uma visão comum para o Turismo sustentável.
Nas várias discussões participaram deputados de vários Estados-Membros, chefes de unidade adjuntos da Direção-Geral para a Investigação e Inovação e da Direção-Geral para o Ambiente da Comissão Europeia, membros do governo cipriota e de várias regiões insulares mediterrânicas, como a Sardenha, Creta ou Maiorca, organizações não-governamentais e associações europeias.

Sem comentários