últimas notícias

Cláudia Monteiro de Aguiar reuniu com novo secretário-geral da OMT

A eurodeputada a torcar ideias com o Zurab Pololikashvili
📷  DR  📷
A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar reuniu por estes dias, em Bruxelas, com o novo secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili, que assumiu a 2 de janeiro o cargo, substituindo Taleb Rifai, o qual escolheu Portugal como destino da sua primeira visita oficial como responsável desta agência das Nações Unidas para a promoção de turismo sustentável.

por Paulo Camacho

Na reunião, que aconteceu a 28 de fevereiro, foram abordados os principais desafios e as prioridades para o futuro do setor. Insere-se no conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, onde se inclui a assinatura do Memorando de Entendimento para reforçar os laços de cooperação entre o Parlamento Europeu e a Organização Mundial do Turismo.
Cláudia Monteiro de Aguiar considera este ato “um passo fulcral para a partilha de conhecimento entre as duas instituições e tomada de iniciativas em prol do desenvolvimento deste sector que representa 10% da economia da União”.

Criação de uma linha de financiamento

A parlamentar teve ainda a oportunidade de reunir com os Membros do Manifesto para o Turismo (40 associações do setor) e com o Secretário-geral da OMT onde destacou que, pela primeira vez o Grupo PPE, através de uma proposta sua, “apoia a criação de uma linha de financiamento específica para o Turismo no próximo Quadro Financeiro Plurianual” que poderá servir de alavanca para responder aos desafios das empresas do setor nomeadamente em temas como a digitalização e a formação e qualificação dos recursos humanos.
Ainda nesta reunião, o secretário-geral da OMT apresentou a intenção de criar um hub tecnológico para fomentar a criação de novos produtos, serviços e ideias.  “O compromisso de criar um hub para apoiar empreendedores de Turismo pode ser complementado, a nível europeu, com a aprovação da linha de financiamento para o Turismo, no próximo Quadro Financeiro Plurianual. Estamos perante a possibilidade de replicar modelos de sucesso que podem vir a tornar o Turismo Europeu mais forte e sustentável.”

Dia Parlamentar do Ano de Turismo UE - China

Para celebrar o Dia Parlamentar do Ano de Turismo UE - China, Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu, em debate, a importância do estabelecimento de pontes com países terceiros, com o potencial que tem, por exemplo, a China.
A deputada destaca ainda que este reconhecimento tem que ser recíproco e deve facilitar também o acesso das empresas europeias ligadas ao Turismo ao mercado chinês.”
Este conjunto de iniciativas contou ainda com a realização da Conferência sobre o Turismo de Saúde, realizada no âmbito da Comissão dos Transportes e Turismo, e com um Seminário sobre as iniciativas a realizar no Ano Europeu Turismo UE - China.

Sem comentários