728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Xarabanda vai encantar hoje no Museu Henrique e Francisco Franco

É já este fim de tarde que vai decorrer o 2.º concerto do projeto "Músicas nos Museus", uma das grandes apostas da Câmara Municipal do Funchal para a área cultural em 2018. Tem entrada livre e está marcado para as 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco, com uma atuação da Xarabanda.

por Paulo Camacho

Apesar da entrada ser gratuita, mas a autarquia recomenda que todos os interessados procedam à reserva de bilhete, que pode ser feita através do e-mail [email protected] ou do telefone 291 211 090.
O segundo grupo a fazer parte desta experiência é, por sua vez, a Associação Musical e Cultural Xarabanda, formada a partir do grupo “Algozes”, fundado originariamente em 1981.
O principal objetivo da Xarabanda é dar a conhecer a tradição musical da Madeira, através da recolha, arranjo e apresentação de um reportório.
O concerto conta com a participação de Rui Camacho (flautas e percussão), João Viveiros (viola, rajão e coros), Roberto Moniz (viola, braguinha, rajão, viola d’arame e voz), Maria João Caires (percussão e voz), Slobodan Sarcevic (acordeão), Filipa Camacho (percussão e voz), Carlos Figueira (viola baixo), Duarte Salgado (percussão) e Roberto Moritz (bandolim, braguinha, rajão, viola, viola d’arame e coros).

Democratizar o acesso à cultura

A CMF enaltece que esta é mais uma aposta municipal com o intuito de democratizar o acesso à cultura no Funchal, através da qual promove, em simultâneo, o património, os valores culturais e a produção artística da cidade e da região. Além da parceria com os artistas regionais, esta é igualmente uma iniciativa que dinamiza o comércio local.
O calendário anual começou no mês passado, com lotação esgotada no Museu A Cidade do Açúcar, para assistir ao concerto do grupo instrumental Dolcemente.  
O "Músicas nos Museus" contempla um concerto comentado na última sexta-feira de cada mês, com bandas regionais e aberto ao público, a decorrer alternadamente entre o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco.
O próximo espetáculo está marcado para o dia 29 de março, no Museu A Cidade do Açúcar, com a atuação do Grupo de Música e Instrumentos Tradicionais da DRE, Si Que Brade.

Sem comentários