728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — 2.ª feira, 12 de fevereiro

O AIDAprima em mais uma escala semanal de inverno, amarra ao cais sul da Pontinha.
(Foto: CEN)
O porto do Funchal conta nesta 2.ª feira, 12 de fevereiro, com a presença dos seus habituais visitantes semanais, o AIDAprima e o Marella Dream.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O AIDAprima chega de Las Palmas de Gran Canaria, pelas 06h00, amarrando de seguida ao cais sul da Pontinha. Agenciado por Blatas, Lda., o navio prolongará a sua estadia até às 23h58, rumando depois a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).
Das características do AIDAprima que entrou ao serviço em 2016, salienta-se a sua arqueação bruta: 125.572 tons. Mede 299,95m de comprimento por 37,60m de boca (largura) e 8,1m de calado. Tal como o seu irmão-gémeo, o AIDAperla lançado ao mar este ano, foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, Ltd., Nagasaki – Japão e opera para a Aida Cruises. Navega com bandeira italiana. 
Pelas 07h30, o Marella Dream, agenciado pela Ferraz, amarra ao cais norte, procedente de San Sebastian de La Gomera (Canárias). Pelas 20h00 soltará amarras para rumar a Arrecife de Lanzarote (Canárias).
O Marella Dream é outro visitante semanal das segundas feiras de inverno.
(Foto: APRAM)
O Marella Dream é propriedade da TUI - UK desloca 54.763 tons de arqueação bruta e mede 243,23m de comprimento por 29,73m de boca (largura). Construído nos estaleiros Meyer Werft, Papenburg, Alemanha, entrou ao serviço em 1986 ostentando o nome de Homeric. Mais tarde passou a chamar-se Westerdam, Costa Europa (bem nosso conhecido quando operava para a Costa Crociere) e Thomson Dream, antes de entrar, recentemente, ao serviço da Marella Cruises. Navega com bandeira de Malta.

O RS Mistral chega ao Caniçal com carga de Lisboa e depois rumará a Porto Santo.
(Foto: DR)
No porto comercial do Caniçal, por sua vez, o RS Mistral chega pelas 12h00 com carga de Lisboa e amarra ao cais norte. Agenciado por PMAR Navegação, Lda., o navio que ainda não tem data/hora de saída, rumará depois a Porto Santo.
O RS Mistral é um navio de carga geral construído em 1999 e atualmente navegando sob a bandeira de Gibraltar . O RS Mistral possui 127 m de comprimento e um raio de 20 m. A sua tonelagem bruta é de 7541 toneladas. O rascunho actual é de 7,7m.



O Maria P chega pelas 16h30 ao Caniçal com carga de Leixões.
(Foto: DR)
Por fim, pelas 16h30, também no cais norte do Caniçal, o Maria P faz a sua amarração, trazendo carga de Leixões. Igualmente sem data/hora de largada, o navio que é agenciado por Transinsular-Madeira, Lda., rumará a Lisboa.
Registado no MAR - Madeira e navegando com bandeira portuguesa, este navio de carga geral foi construído em 1999. Desloca 4.450 t de peso bruto, 5.580t de peso morto e mede 100,58m de comprimento por 18,8m de boca (largura).

Sem comentários