728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Mercado dos Lavradores com certificação de qualidade

O Mercado dos Lavradores viu o processo de certificação decorrer entre maio e dezembro de 2017
📷  Paulo Camacho  📷
O Mercado dos Lavradores, um ícone do Funchal, viu implementado, pela primeira vez pela Câmara Municipal do Funchal, um processo de certificação de qualidade, especialmente focado nas questões da higiene e da segurança alimentar.
A certificação, dirigida pela empresa QualiRAM, teve ainda como áreas de intervenção a segurança e saúde no trabalho, o ambiente, a consultoria na área agrícola, biológica e de marketing e vendas, e o apoio legislativo e nutricional.
O processo de certificação decorreu entre maio e dezembro.

Balanço positivo

O vereador João Pedro Vieira faz um balanço positivo do processo de certificação
📷 CMC  📷
João Pedro Vieira, vereador que tutela os Mercados Municipais, faz um balanço muito positivo. Refere que a evolução a nível de boas práticas “foi evidente, a recetividade por parte dos lojistas foi digna de registo e este é um esforço de qualificação que sublinha o compromisso deste Executivo para com a progressiva valorização da oferta do nosso Mercado”.
Uma das particularidades da certificação foi o serviço de Personal Planing, dirigido a todos os comerciantes do Mercado, com um programa de formação teórico-prática que privilegiou a realização de ações de formação nos próprios estabelecimentos, incidindo em questões tão importantes como a motivação, o planeamento, a cooperação, a performance, a gestão de expetativas e uma comunicação mais clara e responsável.

Envolver e valorizar comerciantes

João Pedro Vieira recorda que “o objetivo foi, desde o início, envolver e valorizar os nossos comerciantes, para que pudéssemos juntos apontar a esta meta comum que é responder com cada vez mais excelência às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.
A chave do processo foi a proximidade e a reciprocidade para com os nossos comerciantes.”
Além das ações de formação, foram naturalmente realizadas, ao longo dos últimos meses, diversas auditorias de segurança alimentar, bem como um acompanhamento a todos os stands e lojas, verificando progressivamente as alterações e as melhorias efetuadas após o trabalho realizado pela QualiRAM, “em ações onde a sensibilização foi sempre uma preocupação central”, explica o vereador, que destaca “a grande recetividade por parte de todos os lojistas e a melhoria contínua na maioria dos stands” como os aspetos mais fundamentais deste primeiro processo de certificação. 

Mudanças importantes

“Verificámos mudanças importantes em muitas áreas, desde o acondicionamento mais adequado dos produtos alimentares, até ao melhor cumprimento das boas práticas de higiene, e ao cumprimento de regras de conduta pessoal, sendo que vários stands elaboraram ainda, pela primeira vez, manuais HACCP [Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos] para os seus espaços”, acrescenta o autarca.
Os stands e lojas com melhor avaliação no processo de certificação serão agora distinguidos pela sua performance, com a atribuição de placas de reconhecimento, numa cerimónia pública, que terá lugar nas próximas semanas.
João Pedro Vieira conclui que “os objetivos a médio e longo-prazo para os Mercados Municipais passam, justamente, por esta melhoria contínua dos serviços, por mais e melhor certificação, pela diversificação integrada da oferta e pela preservação da identidade dos espaços, como máxima agregadora de qualquer intervenção presente e futura.”

Sem comentários