728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Escolha do Funchal pelo Banco Mundial é "reconhecimento inequívoco do trabalho" da CMF

Paulo Cafôfo sublinha trabalho feito pela autarquia para regenerar a economia local
📷  Paulo Camacho  📷
O presidente do município da capital madeirense considera que a escolha do Funchal como uma das 8 cidades selecionadas no país para integrar o relatório “Doing Business in Portugal”, promovido pela Comissão Europeia e elaborado pelo Banco Mundial, um "reconhecimento inequívoco do trabalho que tem sido feito pelo atual executivo ao longo dos últimos anos”. Trabalho que Paulo Cafôfo diz ter sido desenvolvido “no sentido de regenerar a economia local da cidade que, no fim de 2013, quando tomámos posse, atravessava um período deveras complicado. Desde então, foram muitas as medidas desenvolvidas de forma a criar condições propícias ao investimento no concelho e esta atenção dada ao Funchal pelas mais altas instâncias é a prova disso mesmo e do sucesso das políticas que temos implementado”.

por Paulo Camacho

O potencial português destacado no relatório do ano passado não foi indiferente à Comissão Europeia, que solicitou agora ao Banco Mundial um estudo comparativo específico de sete países da União Europeia, entre os quais Portugal.
Na sequência da escolha, a Câmara Municipal do Funchal já acolheu a reunião entre um grupo de trabalho da instituição financeira internacional, os serviços municipais e mais algumas entidades externas.

Trabalhos profícuos

O presidente da autarquia enaltece que os trabalhos desenvolvidos nos Paços do Concelho “foram profícuos, tendo o grupo de trabalho do Banco Mundial expressado satisfação pela colaboração prestada”. Paulo Cafôfo não tem, por isso, dúvidas de que esta “será mais uma ferramenta para estimular a atração dos investidores nacionais e internacionais pelo Funchal”, manifestando confiança na publicação do relatório final, agendada para o próximo mês de agosto.
O presente estudo visa promover a competitividade e incentivar reformas regulamentares, e outras, que melhorem o ambiente de negócios e concorram para a convergência entre cidades em torno das melhores práticas de regulação.

Os 5 indicadores

Nas 8 cidades portuguesas escolhidas (Funchal, Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Évora, Faro e Ponta Delgada) serão comparados 5 indicadores: criação de uma empresa; emissão de alvará de construção; contrato de água e eletricidade; registo de propriedade e execução de contratos. Nessa análise serão considerados tempos de respostas e número e complexidade dos regulamentos, entre vários outros parâmetros.
Na reunião de trabalho no Funchal, os representantes do Banco Mundial foram recebidos pelo vereador Bruno Martins, e da parte da CMF estiveram ainda presentes elementos do Departamento de Ordenamento do Território, do Departamento de Infraestruturas e Equipamentos e do Departamento de Economia e Cultura.
As entidades externas presentes foram uma advogada/agente de execução, um representante do Governo Regional e representantes da Empresa de Eletricidade da Madeira.

“Doing Business”

A publicação “Doing Business” é um documento anual, que compara indicadores com influência na abertura e na sobrevivência de um negócio, assumindo-se como uma das referências para investidores a nível nacional e internacional, com poder para influenciar a escolha do local onde investir.

Sem comentários