728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Associação dos Carreiros do Monte com nova sede

O presidente da edilidade entrega a chave da nova sede aos dirigentes da Associação dos Carreiros do Monte
📷  CMF/André Gonçalves  📷
A Associação dos Carreiros do Monte tem uma nova sede. Fica no n.º 151 do Caminho do Monte e foi inaugurada esta tarde pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo.

por Paulo Camacho

A nova sede resulta de um compromisso assumido pelo atual Executivo camarário e que levou a Autarquia a ceder e a remodelar um espaço municipal para o efeito.
O contrato de comodato entre a CMF e a Associação, representada pelo presidente Armando Vieira, e pelo vice-presidente, João Teixeira, foi assinado esta tarde, proporcionando aos carreiros um espaço centralizado de apoio às suas atividades.

A nova sede

O novo espaço situa-se no edifício onde funcionaram até aqui as casas-de-banho públicas da freguesia, junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto.
As instalações públicas sanitárias mantêm-se, neste caso, no primeiro piso, sendo adaptadas de modo a permanecerem abertas à população, ao passo que o segundo andar passa a estar inteiramente ao serviço dos Carreiros, tendo, inclusive, duas entradas próprias.
A falta de uma infraestrutura de apoio a estes profissionais, nomeadamente um sítio em que pudessem tomar banho, fazer as suas refeições e descansar entre turnos, “era uma carência muito antiga e que os Carreiros tinham manifestado por diversas vezes ao longo dos anos, mas até hoje nenhuma entidade tinha conseguido viabilizar qualquer solução”, sublinhou o presidente.

Presidências Abertas 

Paulo Cafôfo recordou que “no âmbito dos Encontros com as Pessoas, as nossas Presidências Abertas do último mandato, reunimo-nos com os Carreiros quando a iniciativa decorreu na freguesia do Monte e fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver esta questão, que eles consideravam ser a maior de todas as suas necessidades.
Os Carreiros do Monte são um cartaz turístico por excelência da cidade e, para este Executivo, não faria sentido apostar tão vincadamente numa Estratégia Municipal de Turismo e, depois, não fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para garantir as melhores condições de trabalho àqueles que são uma das suas imagens de marca. Este é, assim, mais um compromisso cumprido e mais uma prova de que o nosso trabalho de proximidade tem consequência”.
Até agora, os Carreiros do Monte apenas dispunham de uma pequena despensa para o efeito, cedida pela Diocese, e onde estavam limitados a fazer uso de cacifos bastante antigos.
 Na nova sede passam a estar os balneários, bem como um espaço de copa e uma sala de convívio, respondendo, desta forma, à reivindicação histórica destes profissionais, que de há muitos anos a esta parte se queixavam de falta de condições de suporte ao seu trabalho quotidiano.

Sem comentários