últimas notícias

“poncha AQUI é com RUM DA MADEIRA” atesta genuinidade da confeção

A confeção de poncha da Madeira ganhou um aliado na defesa da sua genuinidade
📷 Paulo Camacho 📷
A poncha tradicional da Madeira ganhou um aliado na defesa da sua confeção genuína. No final do ano, foi apresentado no Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira o dístico que vem atestar isso mesmo.

por Paulo Camacho

Este é o dístico apresentado
Dá pelo nome “poncha AQUI é com RUM DA MADEIRA” e é uma iniciativa do Governo Regional para proteger este produto tipicamente madeirense, cujo consumo tem vindo a aumentar, mesmo fora da ilha. Tem como principal ingrediente a aguardente de cana sacarina, também designada por Rum da Madeira, que constitui um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP) produzido na Região Autónoma da Madeira.
O dístico
pretende distinguir os estabelecimentos de restauração e similares que cumprem os critérios previstos no seu regulamento, nomeadamente a utilização de produtos regionais.
Na
apresentação, o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, reforçou que a poncha regional “distingue-se por ser confecionada com o nosso rum e é isso que queremos valorizar, em detrimento daquela que é feita com vodka. O rum Madeira é um produto de excelência”.
O dístico “poncha AQUI é com RUM DA MADEIRA” já está a ser entregue a
os comerciantes que usam os produtos regionais. Posteriormente participarão num concurso para premiar a melhor poncha. 

Sem comentários