728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira com saldo positivo de 406 sociedades em 2017

O ano passado foram constituídas 981 empresas na Região Autónoma da Madeira
📷  Paulo Camacho  📷
O número de constituições de sociedades, 981, com sede na Região Autónoma da Madeira, em 2017, foi superior ao número de dissoluções, 575, segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao INE. Resulta num saldo positivo de 406 sociedades. Comparativamente a 2016, observaram-se mais 103 constituições e menos 243 dissoluções.

por Paulo Camacho 

É preciso recuar ao ano de 2008 para encontrar um saldo mais positivo do que o contabilizado o ano passado, registando, então, +497.
Desagregando os dados por trimestre constata-se que o 4.º trimestre de 2017 apresentou um saldo positivo entre a constituição e a dissolução de sociedades (+68), mantendo-se a tendência observada nos outros três trimestres de 2017.

O que subiu mais

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades constata-se que para o saldo global positivo no ano em referência, contribuíram essencialmente:
- “Alojamento, restauração e similares” (+123),
- “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+79),
- “Atividades imobiliárias” (+74),
- “Atividades de informação e de comunicação” (+38),
- “Comércio por grosso e a retalho,
- “Reparação de veículos automóveis e motociclos” (+32).

A perder

Em sentido inverso, as atividades com saldo negativo registaram-se nas seguintes áreas: - “Transportes e armazenagem” (-14),
- “Atividades financeiras e de seguros” (-7),
- “Construção” (-7).
Reduzindo o âmbito da análise ao 4.º trimestre de 2017, por atividade, observa-se que o saldo positivo mais pronunciado vem das “Atividades imobiliárias” (+36), seguido do “Alojamento, restauração e similares” (+20) e das “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+19).

Por sua vez, os saldos negativos mais acentuados registaram-se no “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (-12), nos “Transportes e armazenagem” (-9) e nas “Atividades financeiras e de seguros” (-5).

Sem comentários