728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Preços aumentam 1,1% num ano Madeira

O vestuário e o calçado apresentaram variações negativas
(foto Pixabay)
A variação média registada em novembro de 2017, na Região Autónoma da Madeira, pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos 12 meses – Total Geral – foi de 1,1%, superior em 0,1% ao registado no mês anterior.

por Paulo Camacho

O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,7%, traduzindo uma subida de 0,1% face ao registado no mês precedente.
As classes do “Vestuário e calçado” e “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” foram as únicas a registarem variações negativas, de -2,8% e -1,7%, respetivamente.
Em sentido inverso, as maiores variações positivas foram observadas nas classes das “Comunicações” (2,8%) e “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (2,3%).
No País, o valor daquela taxa foi de 1,3%, superior em 0,1% ao registado no mês anterior.

Variação homóloga

A taxa de variação homóloga, ou seja, a variação de preços em relação ao mesmo mês do ano anterior (novembro de 2017 face a novembro de 2016) foi de 1,3%, inferior em 0,2% ao observado no mês anterior.
A classe do “Vestuário e calçado” registou a maior variação negativa (-3,0%) e a da “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” apresentou a maior variação positiva (2,6%).
A classe dos “Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu (0,5%) para a formação da taxa de variação homóloga.
A nível nacional, a taxa de variação homóloga, em novembro de 2017, foi de 1,6%, superior em 0,2% ao registado no mês anterior.

Variação mensal

A nível mensal, a variação dos preços em novembro de 2017 foi de -03% (0,2% em outubro de 2017).
Analisando por classes de despesa, verificou-se que os “Transportes” apresentaram a maior variação, -2,2%.
Em novembro de 2017, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, diminuiu 0,1% face ao mês anterior. A nível nacional, a taxa de variação mensal foi -0,4% (0,3% em outubro de 2017). 

Sem comentários