728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Noite do Mercado com 100 barracas e mais segurança

O presidente Paulo Cafôfo evidenciou que nenhum interessado ficou sem barraca
(foto CMF/André Gonçalves)
A Câmara Municipal do Funchal atribuiu um total de 100 barracas a quem manifestou interesse em ter um espaço comercial na edição 2017 da Noite do Mercado, que, como sempre, acontece no dia 23 de dezembro. O presidente da edilidade, Paulo Cafôfo, acaba de afirmar em conferência de imprensa, realizada Salão Nobre dos Paços do Concelho, para apresentar o evento que ninguém ficou de fora. À centena de barracas somam-se mais 19 lugares para a venda específica de hortofrutícolas na Rua Latino Coelho, abaixo do Mercado.

por Paulo Camacho

Mantém-se, este ano, a utilização dos copos recicláveis (medida de cariz ambiental introduzida no mandato anterior) num total de 40 mil copos disponíveis.
Por outro lado, tal como no ano passado, existirá também música ambiente uniformizada em toda a envolvência do Mercado, em vez de cada barraca apresentar o seu próprio critério.
Os cânticos na Praça do Peixe continuarão a ser um dos pontos altos da noite. Para o efeito, a autarquia vai colocar, pela primeira vez, um ecrã gigante na porta do Mercado, “de maneira a que todos quantos estejam na envolvência possam assistir a este que é, desde há muitos anos, um momento especial da noite”, referiu o presidente.
Paulo Cafôfo apelou a que a população se dirija à baixa do Funchal através de transportes públicos na noite de 23 de dezembro, acrescentando, contudo, que serão 10 os parques de estacionamento abertos durante toda a noite, num total de 5.000 lugares disponíveis para que as pessoas vão àquele que é considerado o maior cartaz do Natal madeirense, enraizado na nossa cultura, e com uma adesão cada vez maior de todos aqueles que visitam o Funchal.
É uma noite “muito especial”, realça o edil, “repleta dos cheiros, as cores e os sabores da nossa terra”.
O presidente referiu igualmente que “uma vez que a área da festa tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos últimos anos, alargando-se agora até à Avenida Arriaga e ao Cais 8, a Câmara Municipal do Funchal vai proceder a um reforço de meios de segurança em toda a área, com 12 viaturas de emergência, entre Proteção Civil Municipal e Cruz Vermelha Portuguesa, complementadas por meios da Capitania e da Polícia Marítima, num total de 130 elementos de Proteção Civil ao serviço”.
A nível de limpeza urbana, também serão reforçados os meios na Avenida Arriaga e no Cais 8, com um total de 23 viaturas e 100 colaboradores no terreno.

A Câmara Municipal do Funchal promoverá durante a Noite do Mercado 2017, mais uma iniciativa de cariz ambiental associada à causa social, apoiando, desta vez, a AFARAM – Associação de Amigos e Familiares do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira. Assim, por cada tonelada de resíduos de embalagem recolhida após os festejos da Noite do Mercado, será atribuído um valor de 300 euros a esta instituição, “para o que se conta com a melhor adesão de toda a população”, rematou o presidente.

Sem comentários