728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — Domingo, 10 de dezembro

O super-moderno e imponente MSC Seaside, em escala inaugural no Funchal.
(Foto: DR)
Neste domingo, 10 de dezembro, o porto do Funchal apresenta-se decorado com belos navios de cruzeiro e de um veleiro. Mas as atenções viram-se todas para a presença do MSC Seaside que faz a sua escala inaugural no Funchal.
Por: Paulo Gilberto Camacho

Assim, pelas 06h00, o MSC Seaside amarra ao cais sul da Pontinha vindo de Cadiz (Espanha). Agenciado por JFM Shipping, Lda., o navio que faz a sua “maiden voyage” iniciada no Trieste (Itália) e que tem o seu término em Miami (Florida, EUA), soltará amarras pelas 17h00 para rumar depois a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Esta escala é motivo para mais um convívio a bordo entre o comandante do navio, agentes de navegação e de viagens, além do presidente do Clube Entusiastas de Navios e outras entidades regionais, onde se trocarão crestas e outras lembranças assinalando o momento.
Dos detalhes do MSC Seaside, referência para 2017, o ano do fim da sua construção e consequente lançamento à água, as suas 152.000 tons de peso bruto, o comprimento de 323m por 44m de boca (largura) e 8m de calado. Foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, Monfalcone e navega com bandeira de Malta. A sua operadora é a MSC Cruises.
O Alexander von Humboldt II é um veleiro de treino de vela com a particularidade das velas seres verdes.
(Foto: DR)
Depois, pelas 14h00, também agenciado por JFM Shipping, Lda., chega ao Funchal, procedente de Alicante (Espanha), o veleiro de treino de vela Alexander von Humboldt II para uma escala até às 06h00 do dia 12 (3.ª feira) para depois zarpar rumo ao alto mar.. Ficará amarrado ao cais norte da Pontinha.
O veleiro de treino de vela Alexander von Humboldt II foi lançado à água a 25 de maio de 2011, tendo o início da sua construção se verificado em 2008 nos estaleiros de Bremerhaven, Alemanha. Com tês mastros a sua altura atinge os 36,85m onde desfraldam 24 velas. Mede 65m de comprimento por 10m de boca (largura). Desloca 763 tons de peso bruto e 820 tons de peso morto. Navega com bandeira da Alemanha.
Presentes ainda no porto do Funchal, desde ontem, o Braemar que rumará a St. John (Antigua, Barbuda) pelas 13h00 e o AIDAblu que, pelas 16h00, soltará amarras para rumar a Lisboa.

Sem comentários