728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Tudo afinado em Macau para o Congresso da APAVT

O Congresso da APAVT volta a realizar-se no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau
(foto Pixabay)
Em Macau já é noite. São mais 8 horas que na Madeira. Amanhã, pelas 10 horas locais, quando forem 2 horas no arquipélago português, está marcada a sessão de abertura do 43.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, que decorrerá até o próximo dia 27. Tem como tema: "Turismo: A Oriente, tudo de novo!".

por Paulo Camacho

Tal como em 2008, a última vez que o congresso da APAVT decorreu no território que já foi administrado por Portugal, o evento magno do turismo nacional vai decorrer no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau, onde se evidencia a sua torre com 338 metros de altura. Construída em 2001 é actualmente a 22.ª mais alta do mundo.
A cerimónia de abertura contará com intervenções do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, da secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.
O Congresso reúne cerca de 700 congressistas, 650 dos quais portugueses. Dezenas de jornalistas estão acreditados para cobrir o evento.

A APAVT refere que é a maior afluência dos últimos 20 anos, tendo ultrapassado todas as expetativas. Por isso mesmo, foi obrigada, pela primeira vez, a suspender inscrições.
Quanto aos painéis, amanhã mesmo, haverá o primeiro, com o tema: “Os desafios e a responsabilidade de ser português”. Vai ser moderado por José Manuel Fernandes, publisher de O Observador, e contará com as presenças do ex-presidente da Assembleia da República Jaime Gama e do politólogo e empresário Jaime Nogueira Pinto. Curiosamente, será como que um replicar de um formato que se repete no referido média online, onde os três são as figuras centrais.
À tarde haverá um workshop Portugal – China.
Para os dias seguintes serão abordados, entre outros, temas como “Turismo – a transformação digital no caminho das oportunidades”, “O papel do Turismo na reinvenção do crescimento económico em Portugal” e “O valor económico da distribuição turística em Portugal”. Na sua essência, o congresso deste ano reflete nos seus painéis a transversalidade da atividade, voltando a assumir-se como o mais importante fórum do setor turístico nacional.
O Congresso contará com a presença de diversos oradores que animarão os diversos dias do congresso, uma lista que inclui o antigo ministro da Economia e consultor, Augusto Mateus, o empresário e atual administrador da TAP Air Portugal, Diogo Lacerda Machado, o académico e empresário, Paulo Amaral, o consultor internacional, Jeff Archambault, e o diretor-geral para a região da Grande China da Travelport, Ming Foong.

O programa do congresso incluirá, para além das diversas sessões de trabalho, um peddy paper para levar os congressistas e jornalistas convidados a descobrir de forma lúdica o Centro Histórico de Macau, inscrito na lista do património mundial da UNESCO, estando ainda programadas visitas a outras atracções de Macau, Taipa e Coloane.

Sem comentários