728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Semana de ideias novas no Turismo para implementar 3

O setor do Turismo é um setor que se mantém e reinventa todos os dias
(foto Pixabay)
5 dias, 60 participantes e 12 equipas. Números que vão convergir para 3 ideias selecionadas para serem incubadas na Startup Madeira. É este mesmo o propósito da Tourism Ideation Week, que começa segunda-feira no hotel FourViews Monumental, no Funchal.

por Paulo Camacho

A ideia central passa por juntar todos os interessados em inovar no setor do turismo, entre empreendedores, empresas, entidades públicas, desempregados, e por aí adiante. Todos poderão aproveitar para validar, ativar e participar em novas soluções para o turismo.
A irrequieta Startup Madeira, que organiza esta semana de ideias, um programa de ideação para criativos, inovadores, curiosos, especialistas e amantes do turismo, que se prolonga até sexta-feira, quer que todos aproveitem os 5 dias dedicados a reconhecer desafios, segmentar mercados, identificar necessidades, realizar entrevistas, trabalhar em soluções e apresentá-las à comunidade.

Organizado com Turismo de Portugal e Fábrica de Startups

O Tourism Ideation Week, que também é organizado pelo Turismo de Portugal e pela Fábrica de Startups, vai decorrer das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Assim, o programa desenvolvido pela Startup Madeira e Turismo de Portugal, terá o acompanhamento da empresa Fábrica de Startups, cuja equipa convidada, responsável pela dinamização da metodologia do Tourism Ideation Week é composta por António Lucena de Faria, CEO na Fábrica de Sonhos, José Vasconcelos Sousa, mentor na Fábrica de Sonhos, e Martim Avillez Figueiredo, senior partner na CoRe Capital Partners, e sócio da Fábrica de Sonhos.

Programa de FastIdeation


Em concreto, o Tourism Ideation Week é um programa de FastIdeation na área do turismo, que permitirá identificar os principais desafios na indústria do turismo e potenciar a inovação no setor.  
O programa estará disponível para colaboradores da indústria do turismo, mas também a pessoas individuais que queiram acrescentar valor a esta indústria.
Pretende ainda estimular mentalidades promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo, possibilitando aos participantes a validação, ativação e contacto com novas soluções para o turismo.
Pretende selecionar desafios para o setor, identificar oportunidades no mercado, construir um conceito ou ideia de negócio associada a uma oportunidade, proporcionar uma metodologia para a estruturação e elaboração do modelo de negócio, definir um plano de ação de forma a minimizar os riscos e otimizar o sucesso de implementação do projeto no mercado.

Destinatários

Os destinatários são todos os que, com e sem ocupação profissional (empreendedores, investigadores, freelancers, trabalhadores por conta de outrem, desempregados, ou outros), pretendam desenvolver e aprofundar as suas capacidades empreendedoras na área do turismo, bem como adquirir conhecimentos do mundo empresarial por forma a desenvolver uma ideia de negócio.
As inscrições foram gratuitas. No entanto, para garantir o compromisso do participante, é paga uma caução de 20€ a devolver no último dia da semana, após a sua participação em todos os módulos.
Os gastos com o programa são assumidos pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal. Uma parceria que permitiu acolher na Madeira a equipa da Fábrica de Startups.
As inscrições encerraram a 15 de novembro e estavam limitadas às 60 vagas existentes. Todas foram preenchidas.

Como sertão os 5 dias


dia 20 de novembro
Apresentação da metodologia FastIdeation
Análise e identificação de desafios
Desenvolvimento de equipas de trabalho


dia 21
Segmentação do mercado
Entrevistas e diagnóstico
Dores e necessidades…


dia 22
Entrevistas de solução e solution storming
Avaliação de soluções e elevator pitch


dia 23
Desenvolver a solução criada
Validar modelo de negócio


dia 24
Preparar as apresentações finais

Seleção de 3 ideias para incubação

Sem comentários