728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Porto do Funchal pioneiro no abastecimento de gás natural aos cruzeiros

Esta fotografia evidencia os testes efetuados ontem no Porto do Funchal pela Gaslink no AIDAprima
(foto Portos da Madeira)
Ontem já tínhamos ventilado esta realidade, referente ao navio de cruzeiros AIDAprima passar a ser reabastecido na Madeira, durante as suas escalas semanais, de Gás Natural Liquefeito, conhecido pelas siglas LNG. Vai acontecer nos cruzeiros de inverno de uma semana que ontem começaram e que terminam a 16 de abril de 2018. Na realidade, o paquete que ontem estreou na Madeira vai escalar o Porto do Funchal todas as semanas, com chegadas às segundas-feira pelas 8 horas e partidas às 23.59 horas do mesmo dia.

por Paulo Camacho

Nesta primeira escala, como referimos no trabalho de ontem da primeira escala do navio da Aida Cruises, foi testada a operação no sentido de poder concretizá-la já na próxima, agendada para o próximo dia 20.
O primeiro reabastecimento deverá ocorrer no próximo dia 20 deste mês.
Com esta operação, o Funchal será o primeiro porto do país a realizar este tipo de operação e um dos primeiros a nível europeu. Até agora, apenas se realizaram nos portos de Hamburgo (Alemanha), Roterdão (Holanda), Le Havre (França), Zebbrugge (Bélgica), Southampton (Inglaterra) e Barcelona (Espanha).

A escolha do Funchal resulta da experiência da Gaslink, do Grupo Sousa, que já fornece LNG à Central Térmica da Vitória, desde março de 2014.
O AIDAprima foi lançada como o navio mais ecológico do Aida Cruises e é o primeiro navio de cruzeiro do mundo a ser equipado com um motor de combustível duplo que pode ser alimentado por LNG, que o usa enquanto está atracado no porto.

Sem comentários