728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Pestana sublinha que doação para terrenos insere-se no compromisso com a Madeira

A ideia passa por criar um tampão natural em redor da cidade numa área de 420 hectares
(foto Paulo Camacho)
“Estamos cientes da importância do nosso contributo para a manutenção do património florestal, economia e comunidade local. É um investimento que se justifica no quadro do nosso compromisso permanente com a Madeira e da nossa política de responsabilidade social global.” Quem o disse ontem foi Dionísio Pestana, presidente do Pestana Hotel Group, que vai doar mais de meio milhão de euros ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira. Os € 557.254 destinam-se à aquisição de 60 hectares de terrenos de propriedade privada, que é qualquer coisa como 60 campos de futebol.

por Paulo Camacho

O objetivo é a criação, numa área frequentemente afetada por incêndios, de uma zona tampão, sobranceira ao Funchal, que servirá para eliminar, ou pelo menos mitigar, o risco de propagação dos incêndios para zonas habitacionais do Funchal e consequentemente garantir a segurança da população.
A oficialização desta doação decorreu ontem no Miradouro do Curral dos Romeiros. Entre os presentes esteve o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e Dionísio Pestana.
A faixa corta-fogo, quando completamente concluída, compreenderá 420 hectares. A verba doada pelo Pestana Hotel Group à Região Autónoma da Madeira permite concluir na sua totalidade a 1.ª fase de implementação da faixa corta-fogo.
A área da faixa corta-fogo

A área da faixa corta-fogo situa-se junto ao Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, é constituída por terrenos privados abandonados, onde hoje predominam mato, eucaliptos e acácias outras plantas altamente combustíveis. Serão gradualmente retiradas e serão plantadas espécies folhosas como carvalhos, castanheiros e espécies indígenas como loureiros, faias, uveiras e massarocos. Estas espécies ardem com maior dificuldade, reduzindo a intensidade de eventuais incêndios que possam deflagrar e permitem melhores condições no combate às chamas.
Será ainda criada uma rede de caminhos florestais que, para além de acessos, funcionará como aceiros, faixas corta-fogo desprovidas de vegetação.
Está ainda prevista a construção de um tanque de 1.500 m3 e a instalação de uma rede de água e bocas-de-incêndio, para fornecimento de água aos bombeiros.

“Somos apenas Hóspedes do Planeta”

O Pestana Hotel Group assume a implementação de práticas de desenvolvimento sustentável como uma atitude no seu dia-a-dia, convertidas no programa Pestana Planet Guest sob o lema “Somos apenas Hóspedes do Planeta”.

Os princípios e compromissos assumidos pelo Grupo refletem a sua abordagem de sustentabilidade: criar valor no longo prazo para a empresa desenvolvendo a sua atividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades e cultura locais, colaboradores e clientes.

Sem comentários