últimas notícias

Movimento portuário — 4.ª feira, 8 de novembro

O Azamara Quest já esteve no Funchal com o nome actual e também quando era conhecido por Delphin Renaissance.
(Foto: DR)
Nesta 4.ª feira, 8 de novembro, o porto do Funchal recebe, pelas 06h00, o Azamara Quest proveniente de Gibraltar e que amarra ao cais sul da Pontinha. Agenciado por JFM Shipping, Lda., a sua escala prolonga-se até às 22h00, momento em que soltará amarras para rumar a Philipsburg, capital de Sint Maarten nas Caraíbas.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Azamara Quest é um navio que opera actualmente para Azamara Club Cruises, subsidiária da Royal Caribbean International, e entrou ao serviço em 2000. Foi remodelado nos anos 2007/12/16 e desloca 30.277 tons de peso bruto. Mede 180,40m de comprimento por 25,46m de boca (largura) e 5,9m de calado, tendo sido construído nos estaleiros franceses de Saint Nazaire, Chantiers de l’Atlantique. Navega com bandeira de Malta e já foi conhecido entre nós como Delphin Renaissance e Blue Moon.


O Marella Discovery (ex-Tui Discovery) ainda com as cores e o logotipo da Tui.
(Foto: DR)

Pelas 07h00, o Marella Discovery agenciado por Ferraz, atraca também ao cais sul da Pontinha. Vem de Málaga (Espanha) e após a sua estadia que demora até às 17h00, prosseguirá o seu cruzeiro rumo a St. John (Antigua).
O Marella Discovery, que actualmente opera para a Marella Cruises, era o ex-Tui Discovery que vemos na imagem e que já ostentou o nome de Splendour of the Seas antes de operar para a Thomson Cruises. Foi construído nos Chantiers de l’Atlantique, em França. Lançado à água no ano de 1996, sofreu remodelações em 2001/11/16 e desloca 30.277 tons de peso bruto, com 180,40m de comprimento por 25,46m de boca (largura) e 5,9m de calado. Navega com bandeira de Malta.
Navegando com bandeira de S. Vicente e Granadinas, o Sagitario II rumará amanhã a Havana.
(Foto: DR)
Por fim, pelas 14h00, amarra ao cais sul da Pontinha o rebocador Sagitario II que vem de Gorichem (Holanda). Agenciado por Blatas, Lda., a sua estadia prolonga-se até às 17h00 do dia seguinte, prosseguindo viagem rumo a Havana (Cuba).
Das suas características, apenas sabemos que mede 26m de comprimento por 8m de boca (largura) e 3,8m de calado (rascunho actual). Navega com bandeira de S. Vicente e Granadinas.

Sem comentários