728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 21 de novembro

O AIDAsol, nesta sua escala pela Pontinha, amarrará ao cais sul.
(Foto: Paulo Camacho)
3.ª feira, 21 de novembro, o porto do Funchal recebe no cais sul da Pontinha, mais dois belos navios de cruzeiro: o AIDAsol e o Marella Dream.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O primeiro, amarra desta vez ao cais sul (como atrás fizemos referência), pelas 07h00, vindo de Las Palmas de Gran Canaria. Agenciado por Blatas, Lda., a sua estadia com pernoita prolongar-se-á, como de costume, até às 05h30 do dia seguinte. Rumará depois a Arrecife de Lanzarote.
Este navio, a operar para a Aida Cruises (maioritariamente mercado alemão), foi construído em 2011 e navega sob bandeira italiana. Desloca 71.304 tons. e mede 251,89m de comprimento por 32,20m de boca (largura) e 7,20m de calado. Foi construído nos estaleiros Meyer Werft - Papenburg, Alemanha.

O Marella Dream já foi bem nosso conhecido quando com o nome de Costa Europa escalava o Funchal.
(Foto: DR)
Depois, cerca das 08h00, o Marella Dream agenciado por Ferraz, amarra também no cais sul da Pontinha proveniente de San Sebastian de La Gomera (Canárias). Pelas 19h00 largará rumo a Puerto del Rosario (Fuerteventura, Canárias).
O Marella Dream é propriedade da TUI - UK desloca 54.763 tons de arqueação bruta e mede 243,23m de comprimento por 29,73m de boca (largura). Construído nos estaleiros Meyer Werft - Papenburg, Alemanha, entrou ao serviço em 1986 ostentando então o nome de Homeric. Mais tarde passou a chamar-se Westerdam, Costa Europa (bem nosso conhecido quando operava para a Costa Crociere) e Thomson Dream, antes de entrar, recentemente, aos serviço da Marella Cruises. Navega com bandeira de Malta.
O Roaz chega de Setúbal, pelas 09h00,  com destino ao terminal cimenteiro dos Socorridos.
(Foto: APRAM)

No entretanto, o Roaz tem chegada agendada ao terminal cimenteiro dos Socorridos para as 09h00, onde amarrará às bóias de suporte para iniciar a descarga de cimento trazido de Setúbal. Agenciado por Transinsular - Madeira, Lda., o navio ainda não tem data/hora de regresso ao porto de origem.
Deslocando 2.169 tons de peso bruto, mede 82m de comprimento por 13m de boca (largura), tendo sido lançado à água em 1991.

Sem comentários