728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Gáslink afina reabastecimento de gás natural ao AIDAprima

Hoje foi mais um passo importante para que o Porto do Funchal faça história no abastecimento de gás natural
(foto Portos da Madeira)
A Gáslink voltou a testar hoje o reabastecimento de gás natural ao navio de cruzeiros AIDAprima, depois de o fazer pela primeira vez há uma semana, na escala inaugural do paquete da Aida Cruises. Assim, apenas na próxima semana será feito o primeiro abastecimento em solo português de GNL (gás natural liquefeito). Irá passar a decorrer todas as semanas e prolongar-se até o final da temporada de inverno dos cruzeiros do navio, que acontecerá em abril do próximo ano.

por Paulo Camacho

O primeiro teste, há uma semana
(foto Portos da Madeira)
Tal como já havíamos referido anteriormente, a utilização do gás natural destina-se principalmente para que o navio possa utilizá-lo em porto nas máquinas que necessita ter ligadas para fornecer energia enquanto está atracado, com uma queima mais limpa e menos poluente.
Presente neste segundo teste, esteve o vice-presidente do Governo Regional. Pedro Calado considera que estamos perante um momento histórico para a Madeira, para o país, e para o mundo. Isto porque sublinha ser a primeira vez que um navio de cruzeiros e com a dimensão do AIDAprima consegue ser abastecido por gás natural numa ilha. Neste âmbito, refere que este passo é relevante para a Madeira e para o Governo Regional, mas que é ainda mais para a empresa do Grupo Sousa, que “está na vanguarda da tecnologia e está a dar um passo à frente de empresas a nível internacional”.
Com esta operação, o Funchal é o primeiro porto do país a realizar este tipo de operação e um dos primeiros a nível europeu. Até agora, apenas se realizaram nos portos de Hamburgo (Alemanha), Roterdão (Holanda), Le Havre (França), Zebbrugge (Bélgica), Southampton (Inglaterra) e Barcelona (Espanha).
A escolha do Funchal resulta da experiência da Gaslink, do Grupo Sousa, que já fornece LNG à Central Térmica da Vitória, desde março de 2014.
O AIDAprima foi lançada como o navio mais ecológico do Aida Cruises e é o primeiro navio de cruzeiro do mundo a ser equipado com um motor de combustível duplo que pode ser alimentado por LNG, que o usa enquanto está atracado no porto.

Sem comentários