728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Participação da população e da escola "faz a diferença" no Festival Colombo

Colombo está de regresso ao Porto Santo
(foto: Visit Madeira)
O Festival Colombo começou ontem ao princípio da noite na ilha do Porto Santo com a melhor ocupação de sempre alguma vez registada neste período. Por isso mesmo o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, presente no evento, evidenciou a sua satisfação, ainda por cima com uma “ocupação em crescendo, ano após ano”.

por: Paulo Camacho

Tendência positiva que, segundo o governante, demonstra "que este Festival está a cumprir a sua função de combater a sazonalidade e de prolongar, o mais possível, a estação de verão, servindo, ainda, para destacar muitos outros atributos do destino que vão para além da praia".
Jocelino Velosa (à esquerda) junto a Eduardo Jesus na abertura do Festival Colombo 2017
(foto: Visit Madeira)
Satisfeito com o envolvimento e a participação ativa da população local no evento, Eduardo Jesus, que estava acompanhado pelo diretor regional para a Administração Pública do Porto Santo, Jocelino Velosa, relembra que a afirmação de um destino turístico “depende diretamente da associação e do envolvimento dos seus residentes”.
"As pessoas têm de sentir-se bem com as opções que são tomadas e identificar-se com elas", sublinha, acrescentando que “não se pode construir um destino a pensar nos turistas, sacrificando os que aqui vivem”.


Participação das pessoas faz a diferença


A Festa trouxe a história do século XV até os nosso dias na praia do Porto Santo
(foto: Visit Madeira)
No caso do Festival Colombo, reforça, “é a participação em força da população e, particularmente, da Escola, que faz toda a diferença”.
Junto ao cais, muitos foram os residentes e os turistas e residentes que não quiseram deixar de estar presentes na homenagem a Cristóvão Colombo, que chegaria ao Porto Santo, sob o olhar atento e entusiasmado de centenas e centenas de pessoas. Estavam aglomeradas no cais e no centro da cidade, numa moldura humana que serviu para abrilhantar ainda mais o momento.
Colombo desembarcou na praia, onde chegou na nau Santa Maria de Colombo, numa recriação histórica que, mais uma vez, cumpriu com a tradição, naquele que é o ponto mais alto do Festival Colombo, organizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo.


Mais 10% de ocupação turística


Momentos de encantar no Festival Colombo
(foto: Visit Madeira)
Depois da recepção, a animação prosseguiu em toda a baixa e nas principais ruas do “burgo”, por onde Cristóvão Colombo circulou, depois de ter desembarcado, fazendo jus à história e conquistando todos aqueles que assistiram ao cortejo.
Satisfeito com o arranque do Festival, que "se diferencia e afirma pela sua forte ligação à cultura e à passagem de Cristóvão Colombo pela ilha", Eduardo Jesus, reconhece o esforço e a colaboração de toda a população do Porto Santo, assim como faz questão de enaltecer a participação dos turistas nesta experiência, o que, naturalmente, enriquece o evento.”Termos turistas a participar nos nossos eventos é sempre positivo e vai ao encontro da estratégia que defendemos. É, acima de tudo, gratificante para toda a organização e para a própria afirmação deste destino, que naturalmente reforça a sua notoriedade com mais este evento de animação turística. evidenciou.
O Porto Santo recebe o Festival Colombo com a melhor ocupação de sempre, situada nos 94%, mais 10 pontos percentuais que em 2016 - acompanhando, dessa forma, a tendência de crescimento que tem vindo a ser registada nos eventos do Calendário Anual de Animação Turística do destino Madeira.
A Festa prossegue hoje, a partir das 19.30 horas, com espetáculos diversos e muita animação itinerante, com as famosas arruadas e com as atuações dos malabaristas e saltimbancos a percorrer toda a baixa citadina, indo desembocar no já conhecido Mercado Quinhentista.
Todo o programa do Festival Colombo, que decorre até amanhã, pode ser consultado ao clicar aqui.

Sem comentários