728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — 5.ª feira, 21 de setembro

O Ventura da P&O Cruises tem como gémeo o Azura, também nosso conhecido visitante.
(Foto: DR)
Mais um dia com o molhe da Pontinha alindado com a presença de 2 grandes navios de cruzeiro. Nesta 5.ª feira, 21 de setembro, o porto do Funchal recebe no cais sul, pelas 07h00, o Ventura da P&O Cruises que vem de Southampton. A sua escala demora até às 17h00, momento em que soltará amarras para depois prosseguir o seu cruzeiro rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). O seu agenciamento está a cargo de Blatas, Lda.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Propriedade da Carnival Plc – UK, foi construído em 2008 nos estaleiros italianos de Fincantieri, tendo sido remodelado em 2013. Desloca 116.017 tons de peso bruto e mede 289,60m de comprimento por 36m de boca (largura). Navega com bandeira das Bermudas. Tem como irmão-gémeo, o Azura da mesma companhia.

A Classe Solstice, além do Celebrity Solstice,  engloba o Celebrity Eclipse, C. Equinox, C. Silhouette e C. Reflection.
(Foto: APRAM) 
Cerca das 09h15, o Celebrity Eclipse faz a sua amarração, também no cais sul, procedente de La Coruña (Galiza, Espanha). Soltará amarras pelas 18h30, tendo como destino o porto de Ponta Delgada (Açores). Está agenciado por JFM Shipping, Lda.
O Celebrity Eclipse foi construído em 2010 pelos estaleiros Meyer Werft (Alemanha). Opera para a Celebrity Cruises (subsidiária da Royal Caribbean International — USA. É um navio da classe Solstice e desloca 121.878 tons de peso bruto. Mede 317,70m de comprimento por 36,79m de boca (largura). Navega com bandeira de Malta.

O Lauta S, após tarefa portuária, seguirá depois rumo ao Porto Santo.
(Foto: APRAM)

Por sua vez, no porto do Caniçal, pelas 12h00, amarra no cais norte o Laura S, agenciado pela Via Oceano. Vem de Lisboa e depois da sua tarefa portuária seguirá para o Porto Santo onde deverá chegar pelas 22h00 de amanhã, 22 de setembro.
Construído nos estaleiros Navais de Viana do Castelo, no ano de 1998, desloca 5.850 tons brutas e 6.770 tons de porte bruto. Mede 119m de comprimento por 20m de boca (largura). Dispõe de 2 gruas de 45 tons, para auxílio das manobras de carga/descarga.
Após a sua construção navegou com bandeira de Antigua e Barbuda sob o nome de P&O Nedlloyd Belem, até maio de 2000 passando depois a designar-se Heinrich J até Junho de 2016, data da sua aquisição pela Boxlines (Grupo Sousa). Passou então a ostentar o nome de Laura S, em homenagem à filha mais velha do empresário Luís Miguel de Sousa, homem-forte do referido grupo empresarial.

Sem comentários