728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Gare de passageiros em Lisboa já está operacional

A nova gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
(foto: Porto de Lisboa)
O Monarch, que hoje se encontra na Madeira, foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Aconteceu esta segunda-feira, num dia em que, segundo o Porto de Lisboa, passaram pelo terminal cerca de 3.500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde, na Alemanha, e o embarque de outros para um cruzeiro de 8 dias com destino à Madeira e a Canárias.
(foto: Porto de Lisboa)
O novo edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi concessionado à LCT - Lisbon Cruise Terminals, um consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S., pelo Grupo Sousa, do madeirense Luís Miguel Sousa, pela Investimentos, SGPS, pela Royal Caribbean Cruises, e ainda pela Creuers del Port de Barcelona.
Uma das bonitas vistas que se pode ver do topo visitável do edifício
(foto: Porto de Lisboa)
O projeto, da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, capacita o Porto de Lisboa para o desenvolvimento do segmento de turnaround. Para quem esteja menos familiarizado com a palavra turnaround, esta traduz um conceito de um porto marítimo onde decorrem grandes operações de embarques e/ou desembarques de passageiros.
O potencial que Lisboa apresenta nesta área é muito elevado, em especial se tivermos em consideração a sua localização no cruzamento das principais rotas, concretamente no Mediterrâneo, Báltico, transatlântico e Atlântico, o que lhe confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos no que respeita ao início e fim de época e para as viagens de reposicionamento.


Projeto começou em 2007


(foto: Porto de Lisboa)
O projeto do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, que foi iniciado em 2007 pelo Porto de Lisboa, no âmbito das Orientações Estratégicas para o Setor Marítimo Portuário, consistiu numa fase inicial na construção de novo cais e reabilitação do existente.
Com a realização da obra marítima, o terminal de cruzeiros ficou dotado de 1.490 metros de cais acostável, incluindo o reforço dos cais existentes e o tratamento e consolidação dos lodos e aterro da doca do Terreiro do Trigo.
A construção da nova Gare, da responsabilidade do LCT – Lisbon Cruise Terminals, que desde 2014 tem a concessão do terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa, o investimento global ascende a 23 milhões de euros.


Flexibilidade e a acessibilidade, a segurança


(foto: Porto de Lisboa)
A flexibilidade e a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são as principais mais-valias do novo terminal. Com uma gare com uma área de 13.800 m2 e um cais de 1.490 metros de comprimento, Lisboa tem capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.
A nova gare de passageiros com 3 andares, dispõe de 360 lugares de estacionamento público e 80 lugares de estacionamento de autocarros/táxis e carros turísticos.
Tem 65.000 m2 de área desenvolvida (jardins, estacionamentos e estradas de acesso) e um sistema de passarela com 600 metros, totalmente automatizado, com uma ligação ao terminal.
O terminal conta com 3.500 m2 de área para desembarque e recolha de bagagem e mais 2.100m2 de área para embarque e check-in.


Ministra diz ser infraestrutura para o porto crescer


O primeiro embarque a partir da nova gare, esta segunda-feira
(foto: Porto de Lisboa)
A primeira escala mereceu a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Embora não sendo a inauguração do espaço, que acontecerá noutro dia, estava acompanhada pela presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e pelo diretor do Terminal, Ricardo Ferreira. Uma oportunidade para a governante visitar as instalações e tomar conhecimento do desenrolar das diversas fases da atividade do primeiro dia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa que envolveu, para além dos trabalhadores do terminal, entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.
Ana Paula Vitorino considerou o novo terminal como uma obra que “honra a arquitetura e a engenharia portuguesas, que estabelece uma relação fantástica entre a cidade e o rio através de uma integração harmoniosa de todos os elementos da envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar”, acrescentando que “é uma infraestrutura pronta para acolher o crescimento previsto do Porto de Lisboa na área dos cruzeiros de turnaround e dota a capital de capacidades competitivas para concorrer com outras cidades neste segmento”.
A ministra do Mar referiu que estamos no bom caminho, com um novo terminal de cruzeiros de excelência e com a realização em Lisboa, em 2018, da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. “Obra e passos concretos importantes para fazer acontecer o mar”.


Tudo normal no primeiro teste a sério


Por seu turno, o diretor do terminal, revelou que o fluxo do processamento de bagagens e de passageiros decorreu com grande normalidade, sem quaisquer problemas de segurança e afirmou que a capacidade de resposta foi muito boa considerando que foi a primeira vez que a infraestrutura foi utilizada, e numa operação mais complexa como é a de turnaround.
No final de 2017 o Porto de Lisboa prevê que as escalas de navios atinjam as 337, com o número de passageiros a chegar aos 524 mil, representando um crescimento de cerca de 8% do número de escalas face a 2016. Estes números farão deste ano o segundo melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa. Os recordes foram alcançados em 2013, com 353 escalas e 558 mil passageiros.
As previsões para 2018 é que venha a ser o melhor de sempre na atividade de cruzeiros em Lisboa, com um novo recorde de escalas de navios, 361, e de passageiros, 617 mil.
O próximo ano será também o da realização, em Lisboa, da 12.ª edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Espera-se que a organização deste evento tenha um efeito multiplicador na atividade de cruzeiros.

Sem comentários