728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

"É um privilégio dispor de peças cheias de história"

O secretário regional Eduardo Jesus e a doadora Susan Seldon
(foto: SRETC)
“Ter a oportunidade de dispor de peças tão singulares, únicas, ricas e cheias de história é sem dúvida um privilégio”. Quem o disse ontem foi Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, na cerimónia de doação de um núcleo de jóias do século XIX, que pertenceram à 1.ª condessa de Torre Bela e de uma aguarela (c.1840), da autoria de Andrew Picken, representando o cônsul inglês, James David Webster Gordon montado a cavalo, a passeio nas imediações da sua propriedade, na Quinta do Monte.
O governante, ao dirigir-se a Susan Gale Bolger Seldon, a doadora, referiu que, além de ser um gesto singular, reflete uma relação também ela especial com a Madeira e, em particular, com o Museu Quinta das Cruzes. Por isso acentuou que “este é, sem dúvida, um enorme contributo para o nosso projeto de recuperação da Quinta do Monte, onde será instalado o Museu do Romantismo”.
Eduardo Jesus sublinhou que a melhor resposta a esta confiança “que nos depositam é saber preservar, divulgar e salvaguardar a memória e o significado que cada uma destas peças encerra”.

Mais doações a caminho

Susan Gale Bolger Seldon, por seu turno, mostrou-se emocionada e orgulhosa por partilhar mais esta coleção com o Museu Quinta das Cruzes, que considera seguro e no qual reconheceu o trabalho fantástico que é desenvolvido. Por isso mesmo, evidenciou que tem mais algumas peças a doar, na próxima viagem que fará à Madeira, antes da Páscoa do próximo ano, altura em que irá ficar por cá cerca de um mês.

Atente-se que a relação entre Susan Seldon e a Madeira é longa. Já em 2012 havia doado ao referido museu a pintura “Virgem com o Menino Jesus e Santa Catarina de Alexandria”, uma pintura a óleo sobre tela, com moldura em madeira entalhada e dourada, da escola italiana, datada do final do século XVII, início do século XVIII. Curiosamente, esta obra foi proveniente da Capela de Nossa Senhora da Boa Hora, em Câmara de Lobos, e apresenta no verso da moldura a marcação “Russel M. Gordon”, referente a Russel Manners Gordon (1829-1906), 3.º Visconde e 1.º Conde da Torre Bela pelo casamento com D. Filomena Gabriela Correia Brandão Henriques de Noronha, em 1857, bisavô de Susan Gale Bolger Seldon.

Sem comentários