728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Trabalhos na nova sede dos carreiros começam depois da festa

Este espaço que vai ser adptado pelo município, mantendo as casas de banho e cria um novo espaço para os carreiros
(foto: CMF)
A Associação dos Carreiros do Monte vai beneficiar brevemente de um novo espaço centralizado de apoio às suas atividades, tal como prometido este ano por Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal. Ali vão funcionar os novos balneários, cacifos, espaço de copa e sala de convívio, e será uma resposta a uma reivindicação histórica destes profissionais, que de há muitos anos se queixavam de falta de condições de suporte ao seu trabalho quotidiano.

As obras da nova sede, que se vai situar no edifício onde funcionam atualmente as casas-de-banho públicas da freguesia, logo junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto, começam assim que terminem as Festas de Nossa Senhora do Monte. A edilidade salienta que as obras já podiam ter começado no início deste mês, mas a decidiu adotar uma postura zelosa e quis assegurar que as casas de banho públicas atualmente existentes estariam disponíveis para os largos milhares de visitantes que, até dia 15 de agosto, se vão deslocar a aquele que é o maior arraial do concelho.
Os trabalhos terão um prazo de execução de 60 dias e o contrato de comodato com a Associação dos Carreiros do Monte será assinado nesse período de tempo.

Além da cedência do espaço, que é camarário, a CMF comprometeu-se, assim, a reabilitar a infraestrutura: as instalações sanitárias abertas à população serão adaptadas de modo a manterem-se no 1.º piso, ao passo que o 2.º andar sofrerá, então, mudanças mais significativas, passando a estar inteiramente ao serviço dos carreiros.
A falta de infraestruturas de apoio a estes profissionais, nomeadamente um sítio em que pudessem tomar banho, fazer as suas refeições e descansar entre turnos, era uma carência muito antiga e que os carreiros tinham manifestado por diversas vezes ao longo dos anos. Mas, até agora, ninguém tinha conseguido viabilizar qualquer solução.

O presidente sublinha: "Fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver a questão"
(foto: CMF)
O presidente da Câmara lembra que no âmbito dos Encontros com as Pessoas, as “Presidências Abertas” da Câmara Municipal do Funchal, se reuniram com os carreiros quando a iniciativa decorreu na freguesia do Monte. Disse a propósito: “fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver esta questão, que eles consideravam ser a maior de todas as suas necessidades. Os Carreiros do Monte são um cartaz turístico por excelência da cidade e, para este executivo, não faria sentido apostar tão vincadamente numa Estratégia Municipal de Turismo e, depois, não fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para garantir as melhores condições de trabalho àqueles que a tornam possível”.

A grande novidade das novas instalações serão os balneários, com a instalação de unidades de chuveiros, para que os profissionais poderem tomar banho, após a exigente atividade física que desenvolvem.
Haverá, igualmente, lugar a uma sala de convívio com área de descanso e copa, onde poderão fazer as suas refeições e aguardar pelos seus turnos de trabalho.
Paulo Cafôfo remata que esta “é mais uma intervenção francamente relevante para a freguesia do Monte, que este executivo camarário sempre fez promessa de revitalizar, em virtude do enorme potencial que lhe reconhecemos”. Lembra que no ano passado, reinauguraram a Capela Mortuária do Monte, “outra velha ambição dos cidadãos desta freguesia e, como todos sabem, temos em curso o projeto de reabilitação da antiga Estação de Comboios, que já adquirimos, e que vamos transformar num núcleo histórico, turístico e cultural, criando a nova centralidade merecida no coração da freguesia”.

Sem comentários