728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Revista Islenha enaltece Bordado Madeira

A Islenha n.º 60 acaba de chegar. Começou a ser distribuída na segunda-feira, dia 7. É um número que dedica especial atenção ao Bordado Madeira, que é tema de capa.

Neste número, o assunto bordado é tratado em especial através do estudo da bordadeira, peça principal desta arte, quer pelo lado humano, pelo labor aqui implicado e de que remanesce uma herança, uma sabedoria, quer pela inexcedível vertente artística, bem visível no produto final.
O artigo em causa, de Andreia Silva, assume-se como síntese de um trabalho maior, de natureza académica, apresentado à Universidade da Madeira, como tese de Mestrado em Estudos Regionais e Locais, e que se focaliza também na perspectiva do património cultural, nomeadamente linguístico.


“Old Love Songs: Antigas Canções de Namorados”


Outros temas comparecem na capa, como o do artigo assinado por Jo-Anne Ferreira (Trinidad e Tobago) e Naidea Nunes, da Universidade da Madeira, intitulado “Old Love Songs: Antigas Canções de Namorados”, ensaio que recupera a vida e a obra de Maria Mónica Reis Pestana (Madeira,1902 – Trindade, 1996), que foi para a ilha de Trindade em 1921, e que, em 1992, compôs o livrinho de antigas canções de amor portuguesas, sob o título Antigas Canções de Namorados, singela memória desta pouco lembrada emigração madeirense dos anos 20, que perdurou até, pelo menos, 1975.


Ensaio sobre ‘Lacerda & Debussy


Ainda com chamada de capa, de referir o ensaio sobre ‘Lacerda & Debussy’, escrito e publicado em inglês, mas acompanhado de tradução portuguesa.
Os escritos pianísticos do compositor açoriano Francisco Lacerda, aproximados da obra de Claude Debussy, constituem um breve estudo do professor e pianista João Bettencourt e são um bom exemplo de confluência de saberes e práticas.


Artigos e Ensaios


De resto, na área musical, este não é o único trabalho na Islenha 60, que também propõe artigos e ensaios no âmbito da literatura (como o ensaio do notável poeta castelhano Crespo Massieu) e da história, através do ensaio de Ana Madalena Trigo de Sousa, sobre “O Poder Municipal na Madeira”, texto que apresenta os resultados desta linha de investigação, dando a conhecer as problemáticas investigadas, o corpus documental utilizado e os procedimentos metodológicos ali seguidos.


À venda por 15€


A revista está à venda por 15€ na Loja Livros DRC Madeira, na Rua dos Ferreiros, n.º 165, nas livrarias habituais na Região e no resto do País. Mas pode também ser encomendada através do e-mail ou .



Sem comentários