728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Marinha sonda 28 vezes a área emersa do país

A extensão percorrida pela Marinha Portuguesa
(foto: Marinha Portuguesa)
A Marinha Portuguesa tem vindo a apoiar, desde 2004, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, através do Instituto Hidrográfico, com o empenhamento dos navios NRP “D. Carlos I” e NRP “Almirante Gago Coutinho”. O objetivo visa a aquisição de informação hidro-oceanográfica e geofísica, para sustentação da proposta de extensão dos limites da plataforma continental de Portugal. A Madeira esteve na rota desta missão.

Os dados estatísticos dos levantamentos são assinaláveis, sendo de realçar que, até ao ano passado, foram realizados cerca de 1.200 dias de missão, com o máximo anual de 171 dias em 2005.
Em termos de área sondada, foram contabilizados 2,6 milhões de km2, o que corresponde a perto de 28 vezes a área emersa do território nacional.

O D. Carlos foi dos navios que estiveram empenhados na grande viagem pelo "mar português"
(foto: Marinha Porttuguesa)
De referir ainda que, desde 2008, foram também efetuadas 9 missões a bordo do NRP “Almirante Gago Coutinho”, para observação de campos hidrotermais e recolha de amostras, com recurso ao Remote Operated Vehicle (ROV) Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

Sem comentários