728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

App informa tudo na palma da mão

O projeto SMIITY – Smart Interactive cITY foi apresentado há pouco mais de uma semana no Funchal, na Fortaleza de São Tiago. Criado pela empresa Mobinteg, resulta numa plataforma de turismo acessível, gratuita e compatível com dispositivos móveis iOS e Android, que permite às regiões, cidades e/ou monumentos comunicar com turistas e cidadãos, disponibilizando ao utilizador, no seu idioma, notícias, eventos, pontos de interesse, percursos pedestres e muito mais.
A comunicação acontece através da interação com beacons, que não são mais do que pequenos emissores de sinais que enviam estes conteúdos para o dispositivo móvel do utilizador através de Bluetooth Low Energy. Estes conteúdos podem ser automaticamente apresentados ao utilizador, sem que este tenha de os procurar.
Presente na cerimónia de apresentação, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinhou que o projeto coloca a tecnologia ao serviço de turistas e residentes “de uma forma espontânea, simples, e recorrendo apenas a um telemóvel, um objeto que todos têm atualmente”.

Beacons em diferentes pontos da cidade

A Madeira, nomeadamente a sua capital, a cidade do Funchal, contará com a instalação de vários beacons em diferentes pontos da cidade, nomeadamente no Museu da Quinta das Cruzes e Fortaleza de São Tiago, a que se seguem outros pontos, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa para os cidadãos e turistas.
Presentemente, estes beacons já estão instalados em algumas levadas e serão também instalados no Jardim Botânico da Madeira Engenheiro Rui Vieira.

Eduardo Jesus sublinhou que um aspeto que deve ser ressalvado é o fato dos conteúdos que são divulgados por este sistema, serem conteúdos “honestos e fidedignos”, já que estão a ser a ser fornecidos quer pelas direções regionais do Turismo e da Cultura, quer pela Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais, no caso dos percursos pedestres e jardins.
O secretário regional sublinhou que esta plataforma é de acesso gratuito para os utilizadores e não representou qualquer custo para o Governo Regional.
Além de acessível, a SMIITY é uma solução inclusiva, nomeadamente para a comunidade invisual, dado que dispõe da funcionalidade text-to-speech, que converte os conteúdos de texto em áudio, no idioma do dispositivo.
O dispositivo móvel pode também ser utilizado como audioguia, tornando a experiência do utilizador ainda mais completa, rica e imersiva e, assim, dispensar o recurso a equipamentos adicionais.

Sem comentários