728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Turismo da Madeira "atingiu uma performance extraordinariamente satisfatória"

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura considera que os resultados divulgados recentemente acerca das estatísticas do turismo na Região “confirmam que o destino Madeira atingiu uma performance extraordinariamente satisfatória em 2016”.
Eduardo Jesus sublinha que “a concentração da promoção numa única entidade, o reforço das verbas afetas à promoção, a nova dinâmica que foi incutida, e que permite uma atenção e uma pró-atividade diferentes e muito mais eficazes do que no passado, a requalificação do produto e, naturalmente, o entusiasmo, o envolvimento e a colaboração ativa dos parceiros privados foram, entre outros, fatores determinantes para que chegássemos a estes patamares, que naturalmente esperamos manter este ano”.
Os resultados preliminares da atividade turística em 2016 dão conta de que o destino Madeira ultrapassou as 7 milhões e 300 mil dormidas na hotelaria regional, num crescimento de 9,8% relativamente ao ano de 2015, e a revelar um máximo histórico alguma vez registado na Região.
Tendo recebido mais de 1 milhão e 350 mil hóspedes, o que corresponde a um crescimento de 11,4% face a 2015, o Turismo na Região registou crescimentos significativos no que respeita às receitas arrecadadas pelo setor. Os proveitos totais aumentaram 16,2% e os proveitos de aposento 17,4% face a 2015 e a rentabilidade por quarto atingiu um RevPAR médio anual de 47,83 euros, correspondente a um crescimento de 15,9%. Para o secretário regional, esta realidade “favorece uma afirmação pela qualidade que deixa claro que, hoje, não só vendemos mais o nosso destino como, sobretudo, sabemos vendê-lo melhor e a preços mais competitivos do que outrora”.
A taxa de ocupação, situada nos 69,4%, mantém-se a mais alta do país e, ao atingir este valor, conforme referido recentemente pela Organização Mundial do Turismo, “deverá ser a taxa média anual de ocupação mais alta do mundo”.

Madeira lidera média nacional

Relativamente à média nacional, a Madeira lidera neste último indicador (69,4% contra 48,6%), no RevPAR (47,83 euros contra 42,6 euros) e na estada média (5,4 noites contra 2,3 noites).
Por isso mesmo, Eduardo Jesus considera estes resultados “altamente motivadores e oportunos”, numa altura em que o destino aprovou a nova Estratégia Regional para o Turismo 2017-21 e promoveu a revisão do Programa de Ordenamento Turístico (POT) que, a curto prazo, deverá ser apreciado na Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Documentos orientadores que visam consolidar a Região como um destino ativo, que se diferencia pela sua autenticidade e genuinidade, pela sua oferta natural e, naturalmente, pela sua qualidade de serviço, assente num vasto conjunto de experiências que podem ser desfrutadas, com bom clima e segurança, durante todo o ano. Um destino que cresça de forma sustentável e que venha a contribuir, através do turismo, para a sustentabilidade económica, social e ambiental de toda a Região, recorda o governante.

Sem comentários