últimas notícias

Carreiros do Monte ganham novo espaço

A Associação dos Carreiros do Monte vai ter um novo espaço centralizado. Um espaço de apoio às suas atividades, onde vão existir os novos balneários, cacifos, espaço de copa e sala de convívio. Uma realidade tornada possível pela Câmara Municipal do Funchal, que diz responder a uma reivindicação antiga destes profissionais, que se queixavam de falta de condições de suporte ao seu trabalho quotidiano.

Atualmente, os Carreiros do Monte apenas dispõem de uma pequena despensa para o efeito, cedida pela Diocese, e onde a autarquia sublinha que estão limitados a fazer uso de cacifos antigos.
A edilidade funchalense explica que em resultado de várias reuniões de trabalho com a direção da associação, especialmente a partir do encontro originado pelas Presidências Abertas da CMF, no mês de julho, a autarquia conseguiu garantir agora esta solução, requalificando todo o edifício onde funcionam atualmente as casas-de-banho públicas da freguesia, junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto.
A vice-presidente da autarquia, Idalina Perestrelo, acompanhada de elementos do executivo camarário e da presidente da Junta de Freguesia do Monte, visitou anteontem o local. Uma ocasião para a autarca revelar a novidade à associação, explicando que além da cedência do espaço, que é camarário, a CMF compromete-se a reabilitar a infraestrutura. Disse que as instalações sanitárias abertas à população serão adaptadas de modo a se manterem no primeiro piso. O segundo andar “sofrerá, então, mudanças mais significativas, passando a estar inteiramente ao serviço dos carreiros. Será um investimento da autarquia na ordem dos 30 mil euros e as obras devem começar até ao fim do próximo mês”, referiu Idalina Perestrelo.
Por seu turno, o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, que dirigiu pessoalmente as negociações, lembra que no âmbito dos Encontros com as Pessoas, as Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, “reunimo-nos com os carreiros no passado mês de julho, quando a iniciativa decorreu na freguesia do Monte, e fomos sérios no sentido de que pretendíamos resolver esta questão, que eles consideravam ser a maior de todas as suas necessidades”.
Paulo Cafôfo sublinhou que os Carreiros do Monte “são um cartaz turístico por excelência da cidade e, para este executivo, não faria sentido apostar tão vincadamente numa estratégia municipal de turismo e, depois, não fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance para garantir as melhores condições de trabalho àqueles que a tornam possível”.

Sem comentários