728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

A Madeira na palma da mão

As aplicações surgiram no mercado há pucos anos e hoje jão são milhares. São criadas por empresas e por particulares no sentido de irem à procura dos desejos do utilizador. A abrangência é universal e a utilidade muito generalizada. Dificilmente não encontramos uma App para algo que um utilizador pretenda.
Focamos em algumas aplicações direcionadas para a Madeira. Umas estão há mais tempo e têm uma presença consolidada e crescente. Outras vão procurar cobrir oportunidades e diversificar a oferta. Neste caso específico, as App que escolhemos são para o sistema Android e gratuito no Play Store.


Walkme - Levadas da Madeira


A mais emblemática é a App “Walkme - Levadas da Madeira”, feita por jovens recém licenciados madeirenses, que deram corpo à WalkMe Mobile Solutions, que viria a desenvolver igualmente outras aplicações, como os jogos.  
A aplicação móvel é um guia (GPS) para todos os caminhantes do arquipélago da Madeira, oferecendo informações úteis acerca das várias caminhadas e levadas da região.
Com mais de 30 percursos disponíveis offline (com novos percursos a serem adicionados regularmente), esta é a aplicação imprescindível para quem quer explorar e descobrir as maravilhas naturais das ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Dispõe de um mapa offline, todos os percursos offline, com distância, dificuldade, duração e altitude do percurso e descrição e fotografias do percurso por caminhantes locais.
Permite a localização da posição com recurso a GPS, aponta pontos de interesse ao longo do caminho, e sugere o equipamento recomendado para cada trajeto, assim como evidencia as direções para chegar ao percurso de carro, transportes públicos ou guias.
Depois permite a partilha dos percursos nas redes sociais
Tem listas personalizadas dos percursos a fazer ou feitas, a funcionalidade de segurança, com envio de SMS com a localização, através das coordenadas GPS ou para ligar diretamente para os números de emergência.
A App está disponível em português, inglês, francês e espanhol.
Madeira minibus


O aplicativo “Madeira minibus” é mais novo. Foi desenvolvido igualmente por uma jovem empresa madeirense, a Dobsware, já premiada por um jogo para os smartphones, o “Road Sheep”.
A aplicação Madeira minibus oferece um catálogo de sugestões acerca do que fazer na Madeira.











Madeira History Guide


O Madeira History Guide é uma ferramenta para ajudar a descobrir os locais de interesse e de visita obrigatória no Funchal.
Com recurso ao sistema de GPS do smartphone, fornece uma lista dos pontos mais próximos como museus, monumentos, igrejas, jardins e miradouros, devidamente acompanhados por uma descrição resumida.
A App está feita para que onde quer que o utilizador esteja na cidade fique a saber o que precisa para que possa escolher as suas rotas preferidas e aventurar-se pela História.
A aplicação fornece recursos multimédia como fotografias dos locais e edifícios.
Dispõe de 12 rotas cuidadosamente selecionadas e acima de 90 localizações.





Best of Madeira


A App “Best Of Madeira e Porto Santo” aponta sugestões no arquipélago da Madeira, onde a informação é apresentada em listas de tops, eleitos por habitantes locais, jornalistas e bloggers.
Dispõe de guia otimizado para uso offline, sem necessitar de ligação à internet.
Outras funcionalidades são a área de favoritos, para organizar o guia pessoal com as preferências, mapa com georreferenciação, para o utilizador não se perder, contactos úteis e de emergência









Preço combustível na Madeira


Uma aplicação importante, sobretudo para quem reside na ilha ou que está cá de férias e utiliza o automóvel, é a “Preço combustível na Madeira”. Mostra os preços da gasolina na Região Autónoma da Madeira.
Tem os preços em vigor na semana atual e, a partir das sextas-feira, atualiza com os valores (obtidos através do JORAM) que entrarão em vigor na segunda-feira seguinte.
No entanto, os promotores, a Dobsware, evidenciam que os preços apresentados na aplicação são meramente indicativos, pelo que não se responsabiliza pelos preços praticados pelas entidades.




MadeiraWeather


Para quem quer estar sempre a par do tempo e das previsões meteorológicas, existe a aplicação “MadeiraWeather”. Permite consultar as previsões para qualquer freguesia, além de alguns lugares estratégicos como o Pico do Areeiro, Pico Ruivo e Rabaçal, localidades conhecidas pelas vistas e caminhadas a pé.
Os promotores sugerem que o utilizador ligue o smartphone à Internet, faça o download de um pequeno ficheiro de dados, e utilize-o durante o resto do dia, sem necessidade de se ligar novamente.
Dizem que, ao contrário de outros serviços de meteorologia, o MadeiraWeather utiliza modelos de elevada resolução, possibilitando a disponibilização de previsões para todas as freguesias da Ilha da Madeira.


Feeling Madeira


Para quem vai às compras, “Feeling Madeira” é uma aplicação que permite ter acesso a descontos nas lojas do Funchal. A ideia é permitir caminhar pelas ruas da capital madeirense e deixar que a App Feeling Madeira mostre quais as lojas com promoções.
A aplicação, promovida pela ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, e desenvolvido pela Proinov, pode ainda ser usada para consultar eventos, informações úteis e locais de interesse na Madeira.
Atente-se que existem muitas mais aplicações tais como: “Funchal” (da Câmara Municipal do Funchal), “Jardim Botânico da Madeira”, “Madeira.Best”, “Funchal In Place”, “Sons da Madeira” (com os sons da ilha da Madeira) e “Porto Santo Line” (para viagens marítimas entre a Madeira e o Portro Santo).

Sem comentários