728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Galileo reforça acesso à navegação por satélite


Os serviços iniciais do sistema europeu de navegação por satélite Galileo já podem ser utilizados por autoridades públicas, empresas e cidadãos desde o dia 15 de dezembro.

O vice-presidente da Comissão Maroš Šefčovič, responsável pela União da Energia, afirmou: "A geolocalização está no centro da atual revolução digital, com novos serviços que transformam o nosso quotidiano. O Galileo vem decuplicar a precisão dos serviços de geolocalização e possibilitar a próxima geração das tecnologias de localização, tais como os automóveis autónomos, os dispositivos conectados ou os serviços urbanos inteligentes. Lanço hoje um apelo aos empresários europeus: imaginem o que podem fazer com o Galileo – não esperem! Inovem».
Por seu turno, Elżbieta Bieńkowska, comissária responsável pelo Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, afirmou: "A oferta de serviços iniciais do Galileu é uma grande conquista para a Europa e um primeiro resultado da nossa recente estratégia espacial. É o produto de um esforço concertado para conceber e construir o sistema de navegação com maior precisão do mundo. É a prova da excelência tecnológica da Europa, das suas competências e da sua firme vontade de disponibilizar serviços e aplicações espaciais. Nenhum país europeu poderia fazê-lo sozinho".

Serviços gratuitos
Com a Declaração de Serviços Iniciais, que foi oficialmente lançada pela Comissão Europeia em Bruxelas em 15 de dezembro, o Galileo começou a prestar, conjuntamente com o GPS, os seguintes serviços gratuitos:
a) - apoio às operações de emergência: atualmente são precisas horas para encontrar uma pessoa perdida no mar ou na montanha. Com o serviço de busca e salvamento (SAR), é possível encontrar e salvar mais rapidamente alguém que peça socorro a partir de uma baliza de emergência compatível com o Galileo, uma vez que o tempo de deteção será reduzido para apenas 10 minutos. Este serviço deverá ser posteriormente melhorado, passando o autor da chamada de emergência a receber uma notificação de que foi localizado e de que a ajuda vai a caminho; 
b) - navegação com maior precisão para os cidadãos: o serviço aberto do Galileu oferecerá um serviço gratuito ao grande público no setor do posicionamento, navegação e cronometria, que pode ser usado por circuitos integrados compatíveis com o Galileo em telemóveis inteligentes ou em sistemas de navegação para automóveis. Desde o outono de 2016, existem no mercado vários telemóveis inteligentes que podem agora usar os sinais para indicar posições mais precisas. 
Em 2018, o Galileo estará instalado em todos os novos modelos de automóveis vendidos na Europa, o que permitirá fornecer serviços de navegação de maior qualidade para serem utilizados por diversos dispositivos e lançar o sistema de resposta de emergência eCall. Os utilizadores de dispositivos de navegação nas cidades, onde é frequente que os sinais de satélite sejam bloqueados pelos edifícios altos, irão beneficiar particularmente do aumento da precisão de posicionamento permitida pelo Galileo;
c) - melhor sincronização temporal das infraestruturas fulcrais: com os seus relógios de alta precisão, o Galileo permitirá uma sincronização temporal mais eficaz das operações bancárias e financeiras, das telecomunicações e das redes de distribuição de energia, como as redes inteligentes, que poderão funcionar, assim, de forma mais eficiente;
d) - serviços seguros para as autoridades públicas: o Galileo apoiará também as autoridades públicas, como serviços de proteção civil, serviços de ajuda humanitária, funcionários das alfândegas e polícia, através do serviço público regulamentado. Proporcionará um serviço inteiramente cifrado e particularmente sólido aos utilizadores governamentais durante emergências nacionais ou situações de crise, como ataques terroristas, a fim de assegurar a continuidade dos serviços.

A Declaração de Serviços Iniciais do Galileo significa que os satélites e as infraestruturas terrestres do Galileo estão agora operacionais. Estes sinais serão extremamente precisos, mas não estarão permanentemente disponíveis. É por este motivo que, durante a fase inicial, se utilizarão os primeiros sinais do Galileo em conjugação com outros sistemas de navegação por satélite, como o GPS.
Nos próximos anos serão lançados novos satélites para aumentar a constelação Galileo, que irão melhorar gradualmente a sua disponibilidade em todo o mundo. Espera-se que a constelação esteja concluída em 2020, altura em que o Galileo atingirá a plena capacidade operacional.

O Galileo
Galileo é o sistema global de navegação por satélite da Europa. Oferece uma série de serviços de posicionamento, navegação e cronometria de topo de gama aos utilizadores em todo o mundo. O Galileo é totalmente interoperável com o GPS, mas oferecerá um posicionamento mais preciso e fiável aos utilizadores finais.
De momento, a constelação Galileo é constituída por 18 satélites já todos em órbita. Prevê-se que, quando estiver concluída em 2020, a constelação terá 30 satélites.
Já está disponível no mercado o primeiro telemóvel inteligente Galileo da empresa espanhola BQ, prevendo-se que outros fabricantes sigam este exemplo. Também os programadores de aplicações poderão, agora, testar as suas ideias com base num sinal real.
Os serviços iniciais Galileo são geridos pela Agência do GNSS Europeu (GSA). Todo o programa Galileo é gerido pela Comissão Europeia, que delegou na Agência Espacial Europeia (ESA) a responsabilidade pelo desenvolvimento do sistema e pelo apoio técnico às tarefas operacionais.

Sem comentários