728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira já produz 29,1% de energia limpa

A produção de energia elétrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) nos primeiros 9 meses de 2016 foi gerada por energias limpas em 29,1%. Comparativamente com igual período do ano anterior, há um ganho de 4,8%. Mesmo assim, a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica ainda foi de 70,9% no período em referência (contra os 75,7% dos primeiros 9 meses de 2015).

No global, a produção de energia elétrica pela EEM, de janeiro a setembro do corrente ano, aumentou 0,2%, em termos homólogos.
Analisando as origens de produção da energia elétrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 645,5 Gigawatt hora (Gwh) – observa-se que, comparativamente ao período de janeiro a setembro de 2015, assistiu-se a uma menor preponderância da fonte térmica na produção de energia (-6,1% face ao período homólogo) em detrimento das outras origens. Esta quebra foi essencialmente compensada pelos aumentos verificados na energia de origem hídrica (+58,0%) e eólica (+12,4%). Estas variações determinaram que a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passasse de 75,7% nos primeiros nove meses de 2015 para 70,9% no período em referência.
Destaca-se ainda a preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia elétrica (quota de 13,6% do total), embora tenha existido um recuo de 29,1% em termos homólogos na produção de eletricidade a partir desta fonte.
De referir por fim que o valor da emissão de energia elétrica no 3.º trimestre de 2016 foi idêntico ao do período homólogo.

Sem comentários