últimas notícias

Casa-Museu Frederico de Freitas fechou e reabre a 13 de dezembro


A Casa-Museu Frederico de Freitas encerrou ontem para obras de beneficiação geral que estão a decorrer, desde o final do passado mês de setembro. Reabre no próximo dia 13 de dezembro. Até à data, o museu, tutelado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, tem estado aberto ao público, encerrando apenas alguns espaços por forma a permitir a continuidade das visitas.

A intervenção, que tem em vista a manutenção e a conservação do edifício, decorre a cargo da Patiram e incide sobre duas áreas essenciais, nomeadamente a recuperação das coberturas e a pintura das fachadas.
E para que a intervenção fique concluída com a maior brevidade possível, foi decidido encerrar o espaço durante duas semanas.
A Casa-Museu Frederico de Freitas, já com uma imagem recuperada e dignificada, reabre no mesmo dia em que será inaugurada a exposição temporária “O Natal na Casa da Calçada”.
Já habitual no programa de atividades do museu, esta iniciativa cria um percurso, todos os anos renovado, que dá especial destaque ao acervo ligado à quadra natalícia.
São valorizadas peças da exposição permanente e mostradas outras habitualmente em reserva.
Trata-se de uma mostra sobretudo de presépios e de mesas de Natal, que ficará patente até 14 de janeiro.
Pretende remeter o visitante para o tempo do dr. Frederico de Freitas em que a Casa da Calçada se apresentava particularmente atrativa. Os presépios saiam dos armários e exibiam-se por entre verduras e enfeites. As mesas de jantar e do chá eram adornadas com as melhores loiças, cristais e bordados. São essas memórias que a Casa-Museu Frederico de Freitas pretende preservar oferecendo ao visitante um percurso que valoriza o acervo ligado ao Natal, revelando variados presépios, de origem regional e nacional, datados dos séculos XVIII, XIX e XX, imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas, as caixas de presépio e o grande presépio de rochinha. Nas salas de Jantar e do Chá são mostrados belos serviços de faiança, porcelana europeia, pratas e cristais, exibem-se sobre as mesas e bandejas, montadas a preceito, tudo fica a postos para usufruir e celebrar a Festa.
Além desta mostra alusiva ao Natal, os Serviços Educativos daquela instituição promovem também, para os mais pequenos, o ATL “Vamos Guardar o Nosso Natal”, que vai decorrer de 20 a 22 de dezembro, das 14h00 às 17h00.
As inscrições para esta atividade estão já abertas e podem ser feitas presencialmente, no local, ou através do telefone ou endereço de correio eletrónico do museu.

Sem comentários