728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Marinha detalha evacuação do Harmony of the Seas (atualização)

Em complemento à notícia anterior acerca da evacuação médica de emergência de bordo do maior navio de cruzeiros do mundo, o Harmony of the Seas, a Marinha Portuguesa entendeu por bem emitir um comunicado ao fim da tarde a precisar a informação. Explica que o Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, em articulação com o Capitão do Porto do Funchal, o Serviço Regional de Proteção Civil e o INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar), coordenou a última noite a evacuação de uma passageira e de um tripulante, de 63 e 47 anos respetivamente, do referido paquete, que se encontrava a navegar a cerca de 129 milhas a leste da ilha da Madeira.

Acentua que o alerta foi recebido no Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal pelas 18h35, “tendo sido de imediato desencadeados os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar que, face ao quadro clínico apresentado, decidiu que a evacuação médica seria efetuada por via marítima. Ambos os pacientes apresentavam um histórico clínico de problemas cardíacos”.
A Marinha refere que devido à adversidade das condições meteorológicas existiu necessidade de aconselhar a aproximação do navio até cerca de uma milha do porto do Funchal, de forma a garantir as condições de segurança para a evacuação.
E, para proceder à evacuação médica, foi acionada a embarcação da Capitania do Porto do Funchal, AMN-33-SG “Praia Dourada”, com a equipa de resgate e uma equipa médica da EMIR a bordo, tendo a evacuação sido efetuada com sucesso pelas 02h50 (aqui a hora difere da primeira notícia na qual baseamos nos dados no histórico da passagem do navio, que dava a hora que indicamos anteriormente), e os pacientes entregues aos cuidados das equipas da Cruz Vermelha ativadas pelo SRPC IP-RAM, tendo sido posteriormente transportados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
O navio de cruzeiro, com 362 metros de comprimento e encontra-se em trânsito entre a Europa e os Estados Unidos da América.

Sem comentários