728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Museus da Madeira gratuitos no seu Dia

O mais recente espaço museológico da ilha da Madeira, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, associa-se esta quarta-feira, dia 18 de maio, às comemorações do Dia Internacional dos Museus com várias atividades, entre as quais se destaca o arranque do projeto “Obra Convidada”.

No âmbito da primeira iniciativa deste novo projeto será apresentada uma rara e pouco vista pintura de António Areal de 1966, pertencente a uma coleção privada madeirense.
António Areal, de que o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira possui alguns trabalhos, é um dos mais importantes artistas portugueses do início da segunda metade do século XX, com trabalho de experimentação e vanguarda, ligado aos movimentos do surrealismo, gestualismo e pop art. Refira-se ainda que esta pintura será cedida especialmente e apresentada durante uma semana, entre 18 e 25 de Maio.
Além desta nova atividade, o Mudas recebe, também na quarta-feira, pelas 11 horas, uma conferência sobre “A Conservação em Arte Contemporânea, a cargo dos conservadores restauradores Paulo Olim e Regina Estevinho Vieira.
Já pelas 15 horas decorre uma visita guiada à exposição “A Experiência da Forma II”, um olhar sobre o Museu de Arte Contemporânea pelos serviços educativos do Museu. Na visita estarão já presentes novas obras em exposição de Lourdes Castro e António Palolo, integradas no tema da Figuração. Há que sublinhar que esta constitui uma primeira alteração à exposição de abertura do Museu.
No Dia Internacional dos Museus o Mudas estará aberto das 10 às 17 horas sem interrupção para almoço e com entradas gratuitas.
Refira-se ainda que todos os Museus tutelados pela Direção Regional de Cultura vão celebrar o Dia Internacional, este ano com a temática “Museus e Paisagens Culturais” com horários alargados, entradas gratuitas e atividades variadas. O programa completo das comemorações pode ser consultado abaixo:

Museu Quinta das Cruzes
Abertura contínua das 10h00 às 22h00

10h-Abertura da exposição temporária A Paisagem na obra de Emily Geneviève Smith constituída por desenhos e aguarelas do século XIX, com a representação de paisagens rurais e urbanas da Ilha da Madeira.
11h00-12h00 -Visita guiada temática, O Olhar do viajante na representação da paisagem insular, direcionada para o conjunto de desenhos, gravuras e pinturas que integram a exposição permanente, produzidas por estrangeiros na passagem pela Ilha no século XIX.
A participação nestas visitas guiadas estão sujeitas à inscrição prévia por telefone (291 740 670) ou por email ([email protected])
14h30-16h00 -Atividade educativa: “As paisagens contam histórias… “ atividade direcionada para crianças do3º ciclo de escolaridade. Visita e atividade lúdico-pedagógica direcionada para a exploração dos elementos arquitetónicos, paisagísticos e etnográficos da paisagem insular representados nas coleções da exposição permanente e análise da evolução e transformação da paisagem insular ao longo dos séculos.
15h30-16h30 - Visita guiada temática O Olhar do viajante na representação da paisagem insular
21h00 - Visita guiada à Capela da Nossa Senhora da Piedade da Quinta das Cruzes Inserida no projeto Capelas ao Luar da Direção Regional da Cultura e coordenado pela Direção de Serviços de Museus e Património Cultural.

Casa-Museu Frederico de Freitas
Abertura contínua das 10h00 às 21h00

11h.00, 12h00, 14h30, 16h30, 17h30, 18h30 e 19h30 - Visitas guiadas à Casa da Calçada e à Casa dos Azulejos.
10h30 e 14h30 - Visitas guiadas à exposição temporária” As Crianças da Casa da Calçada ”, exposição que explora diferentes representações de crianças do acervo do museu, abordando as suas origens, as diferentes vivências culturais e educacionais. Proporciona uma nova forma de divulgação e de abordagem às coleções.
14h30 e 15h00 - “ Da Cozinha à Mesa ”-Visita temática, à Cozinha e Casa de Jantar da Casa da Calçada, para abordar a evolução daqueles espaços e explorar os objetos expostos.
15h30 - Projeção do filme “A Festa de Babette”, Gabriel Axel, 1989 (auditório). Entrada livre, limite de 50 participantes, mediante inscrição prévia.
17h15 – Lanche no restaurante Mania da Cozinha-5.00€ p/ pessoa.
19h00 – Projeção de filme/ documentário “F de Fraude” de Orson Welles, 1973 (auditório). Entrada livre, limite de 50 participantes, mediante inscrição prévia.

Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira
Abertura contínua das 10h00 às 17h00

11h00 - Conferência “A conservação na Arte Contemporânea”, ação dinamizada pelos Conservadores/Restauradores, da Calçada Atelier - Paulo Olim e Regina Estevinho, seguida de visita orientada à exposição do MUDAS, com enfoque nas obras da coleção restauradas pelo referido atelier.
15h00 -Visita orientada à exposição Experiência da Forma II, um olhar sobre a coleção do Museu de Arte Contemporânea, pelo Serviço Educativo do Museu, com dinamização de uma atividade prática “O MUDAS na Paisagem”, enquadrada no tema proposto pelo ICOM.

Universo de Memórias João Carlos Abreu
Dia 18 de maio - abertura contínua das 10:00 às 18:00, com visitas guiadas.

Museu Etnográfico da Madeira
Aberto das 10H00 às 12H00 e das 14H30 às 16H30

Projeto “Doce fachada”.
Oficina, com a participação dos funcionários do museu e colaboração do público em geral, para confeção de um gigante colar de rebuçados, com o qual se fará uma intervenção na fachada do museu (Este projeto fará parte das intervenções na fachada para assinalar os 20 Anos do M.E.M.)

Casa Colombo – Museu do Porto Santo
Abertura contínua das 10h00 às 17h30

10h00-12h30 Atividade educativa "Porto Santo no contexto da Expansão" destinado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
14h00-17h30 Visita guiada temática "Porto Santo no contexto da Expansão" para o público em geral.

Sem comentários