últimas notícias

TAP é a melhor do país para trabalhar

(foto: Paulo Camacho)
A TAP lidera o Top-20 das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal. É isso mesmo que consta do “Randstad Award”, o estudo da empresa de Recursos Humanos, desenvolvido pelo ICMA Group, que mede a atratividade das empresas de acordo com a perceção da população ativa. Os resultados foram conhecidos numa cerimónia em que a companhia aérea portuguesa foi distinguida.

Segundo o estudo, desenvolvido há mais de 15 anos em 25 países e que chega pela primeira vez a Portugal, entre os mais de 7 mil portugueses em idade ativa que participaram, 71% dos inquiridos identificam o salário como o fator mais importante no momento de procurar um novo emprego, seguido pela procura de um emprego estável e seguro (59%) e oportunidades de progressão na carreira (52%).
Mais do que um ranking ou uma eleição, o “Randstad Award” identifica as empresas que mais capacidade de atração conseguem exercer sobre o mercado de trabalho, tendo em conta critérios de recursos humanos como salário, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, oportunidades de carreira, formação, entre outros.
A companhia aérea refere que, assumindo o seu compromisso de cidadania e responsabilidade social, a personalidade TAP é refletida nas práticas de Recursos Humanos, que se orientam, simultaneamente, para a criação de valor para o negócio e promoção do bem-estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Mais sublinha que a principal missão do Employer Branding visa garantir a mobilização e o envolvimento das pessoas na criação de valor no negócio, enquanto parceiros e agentes de mudança. Nesse sentido, as práticas da TAP assentam no modelo orientado para a otimização de recursos, inovação, utilização de sinergias e na procura de coerência e continuidade das ações, procurando sistematicamente o alinhamento da gestão de Recursos Humanos com a cadeia de valor, com a preocupação constante de as adaptar aos novos paradigmas que vão surgindo no mercado, apresentando-se com a assinatura “Ligados ao Mundo pelas Pessoas”.
Outro dos propósitos do Employer Branding da TAP é a articulação com o meio académico, através do desenvolvimento de programas específicos que promovam a companhia como entidade empregadora, atraindo alunos com o saber de ponta.
Também com o objetivo de comunicar uma TAP diferenciadora e focada nas pessoas, desenvolve a criação e a sustentação de equipas de alta performance, através de várias ações concretas, como por exemplo: Ciclo de Conferências RH; Workshops RH; Programa Reconhecer; Programa Simpatia; Os meus 20 anos TAP, entre outros.

Ficha técnica do Randstad Award 2016
7 262 potenciais trabalhadores inquiridos, dos quais 3 756 mulheres e 3 506 homens, com idades entre 18 e 65 anos. Respostas baseadas na perceção dos inquiridos em relação às 157 maiores empregadores em Portugal (excetuando empresas públicas que não atuem em mercado em ambiente concorrencial). E entrevistas realizadas online entre setembro e dezembro de 2015

Sem comentários