728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Registo de Navios da Madeira cresce e afirma-se entre os melhores

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), de Portugal, confirma a sua posição entre os melhores registos internacionais da União Europeia. Teve uma evolução de 77 novos registos entre março de 2015 e março de 2016. No fim do 1.º trimestre de 2016 estavam registadas no MAR 423 embarcações, que traduz uma evolução muito positiva deste setor do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). Desde o fim de dezembro de 2015, altura em que se assinalava o registo de 399 embarcações, e o fim do 1.º trimestre de 2016, o crescimento correspondeu ao registo de mais 24 embarcações.



Recorde-se que o Prémio Valoris Mare 2016, promovido pela consultora internacional PricewaterhouseCoopers (PwC), será atribuído este ano à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira pela excelência do contributo do Registo Internacional de Navios da Madeira no desenvolvimento da atividade económica ao nível das indústrias do mar.

Uma distinção para a qual não será alheio o crescimento do número de navios e, complementarmente, a evolução positiva do MAR tanto ao nível da Tonelagem de Arqueação Bruta (TAB) dos navios de comércio como da sua idade média.

No primeiro caso, entre março de 2015 e o período homólogo de 2016, a TAB dos navios de comércio registados no MAR praticamente duplicou, passando de 5.653.715 para 9.302.238 toneladas.

Quanto à idade média dos navios de comércio, fixada atualmente nos 11,5 anos, é de sublinhar que tem vindo a assinalar descidas consecutivas nos últimos anos, deixando patente a qualidade das embarcações que se têm vindo a registar no MAR.

De facto, considerando como exemplo a evolução de 2015, enquanto no mês de março a idade média dos navios de comércio era de 12,6 anos, no fim do ano, em dezembro de 2015, essa média descera já para os 11,9 anos.

Estes são alguns dos dados que confirmam o enfoque que o MAR está a alcançar na política e estratégia nacional para as indústrias do mar, recentemente reconhecida pelo Prémio Excellences Mare da PwC.

Recorde-se que no âmbito da análise à evolução dos diferentes setores de atividade do Centro Internacional de Negócios da Madeira em 2015, o MAR voltou a evidenciar-se como um dos sectores mais dinâmicos do CINM.

Em 2015, o Registo Internacional de Navios da Madeira atingiu o maior número de embarcações desde a sua criação, reafirmando o seu contributo para o desenvolvimento do cluster marítimo na Região Autónoma da Madeira e no País, atraindo armadores internacionais de grande qualidade e prestígio.

Um claro sinal deste contributo foi o crescimento do número de tripulantes portugueses nos navios registados no MAR, que passou de 303 para 350 no último ano, um aumento de 15,5% que testemunha de forma inequívoca que também contribui para a criação de emprego neste sector da economia a nível nacional.

Sem comentários