728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

PwC evidencia no Funchal potencial do MAR

(foto: Paulo Camacho)
A PwC apresentou esta sexta-feira, no Funchal, a 6.ª edição do estudo “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar”. O evento decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, e contou com a presença de especialistas e oradores convidados que analisaram o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela Price, sob o tema a “Salvaguarda da Vida Humana no Mar”.

No entanto, nesta segunda iniciativa da PwC na Região Autónoma da Madeira, a exemplo do ano passado, a consultora contou com o apoio e colaboração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira que, como entidade responsável pela divulgação do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), olha para este projeto como uma oportunidade para abordar e analisar temáticas relacionadas com as atividades e contributos do Registo para a Estratégia Nacional do Mar e para a economia da Madeira.

Segundo a PwC, o LEME é um projeto de responsabilidade social que visa acompanhar a evolução da economia do mar em Portugal, analisar as tendências e as escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos e partilhar essa informação com a sociedade em geral.

Destacável acerca da Madeira

No evento foi lançado um destacável dedicado à Madeira, o LEME Zoom Madeira: “Ilhas que Brilham”.

Lê-se no documento apresentando na capital madeirense que o turismo ancorado em atividades marítimas, o registo internacional de navios e o desenvolvimento da fileira alimentar do mar são pilares estruturais da economia do mar na Madeira. “Turismo costeiro, cruzeiros e marinas são pontos fortes da oferta turística na Madeira. O registo internacional de navios continua a manter um elevado ritmo de crescimento. A pesca e a transformação do pescado são indústrias relevantes na economia do arquipélago da Madeira e têm tido a capacidade de absorver recursos humanos que, com a instabilidade económica dos últimos anos, têm perdido os seus empregos. O transporte marítimo de mercadorias é um setor vital para a sustentabilidade económica da região, no entanto, a instabilidade macroeconómica tem afetado este setor de forma relevante. A vocação marítima da Madeira continua a ser um dos melhores ativos da região e, se apoiada e incentivada, poderá resultar num novo caminho de crescimento e de desenvolvimento sustentável”.

Progressos alcançados

A PwC considera que passados seis anos da primeira edição do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, “vários esforços têm sido feitos por diversas entidades no sentido de avaliar quantitativamente a importância da economia do mar em Portugal”. Complementa que “alguns progressos foram alcançados, no entanto, o peso das atividades económicas relacionadas com o mar no total da economia portuguesa continua a ser de difícil medida e avaliação. Os indicadores existentes não permitem medir, com total precisão e de forma continuada, o real impacto destas atividades na economia nacional. Neste contexto, emitimos a edição nº 6 do LEME, dedicada à importância da segurança e salvaguarda da vida humana no mar e que volta a incluir este destaque de algumas variáveis da economia do mar na Madeira. O LEME Zoom Madeira deverá ser lido em conjunto com o LEME, na medida em que se trata de um destaque, um zoom, de algumas variáveis da economia do mar na Madeira incluídas no LEME. No LEME encontrará também os resultados do inquérito realizado a gestores de topo e personalidades da economia do mar a nível nacional. Se o peso das atividades económicas relacionadas com o mar no total da economia portuguesa continua a ser de difícil medida e avaliação, decompor esse peso por regiões torna-se ainda mais complexo, esperando-se que no futuro, mais variáveis se encontrem, capazes de melhor retratar a realidade da economia do mar a nível regional”.

Construir ferramenta para a Madeira

Refere anda que com o LEME Zoom Madeira, pretendem construir uma ferramenta que permita clarificar a atual situação deste recurso na Madeira, assim como as suas perspetivas de evolução no futuro. “O LEME Zoom Madeira pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de uma forma fácil e rápida. O LEME Zoom Madeira é um projeto de longo prazo, que funcionará como uma compilação de dados que permita acompanhar, ao longo do tempo, a evolução da economia do mar na Madeira e que, simultaneamente, possibilite realizar uma análise das tendências e das escolhas que estão a ser efetuadas pelos diversos agentes económicos. O LEME Zoom Madeira é constituído por duas componentes: 1. índices de diversas variáveis relevantes para os diversos subsetores que constituem a economia do mar na Madeira; 2. breves notas de conjuntura, contendo aspetos relevantes de cada subsetor, bem como respetivos desafios. Esta comunicação é de natureza geral e meramente informativa, não se destinando a qualquer entidade ou situação particular, e não substitui aconselhamento profissional adequado ao caso concreto. A PwC não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo emergente de decisão tomada com base na informação aqui descrita”.

Sem comentários