728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

"Dar a Ver" revela hoje Sé do Funchal

(foto: Paulo Camacho)
No âmbito do projeto “Dar a Ver”, desenvolvido pela Direção Regional da Cultura (Direção de Serviços de Museus e Património Cultural), realiza-se esta tarde, a partir das 15 horas, uma visita guiada à Sé do Funchal. 
A visita, a cargo de Francisco Clode de Sousa, decorrerá sob o tema “O Manuelino Atlântico” e revelará a importância do envolvimento da coroa portuguesa na construção da Sé e na criação de um ideário representativo da expansão territorial portuguesa. Mantendo muitas das suas características coevas, esta obra maior do património regional, apresenta muitas obras de arte para além do século XVI, com importantes intervenções nos séculos XVII e XVIII.

O “Dar a Ver”, projeto iniciado em janeiro último, tem por base o objetivo da divulgação do património artístico existente no arquipélago da Madeira, tendo em conta que, para além dos trabalhos de investigação, classificação e conservação e restauro, é essencial proceder-se à divulgação e ao conhecimento de um vasto e diversificado conjunto de bens móveis e imóveis postos à guarda de todos os madeirenses, e que constituem uma essencial reserva de identidade cultural.

A primeira atividade deste projeto, uma visita guiada à Igreja Matriz da Calheta, que decorreu a 30 de janeiro, teve mais de uma centena de participantes, um número que superou as expetativas da organização.

Ao longo deste ano serão convidados um conjunto de especialistas, locais e nacionais, que abordarão de forma mais específica ou generalista aspetos dessa imensa diversidade cultural conservada in situ, ou já transitada para museus. Até outubro próximo estão previstas 6 atividades, além daquela que terá lugar hoje.

O acesso a esta e outras visitas é gratuito, mas carece de inscrição através do endereço de correio de eletrónico , através do qual também é possível saber mais informações.

Sem comentários