728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Tudo afinado para o Concerto de apitos do dia 31 Publicado 29 deDezembro de 2015

(foto: Paulo Camacho)
É já depois de amanhã que o Funchal volta a ser palco de um espetáculo musical inédito no mundo: um concerto de apitos de navios marcado para as 23 horas. Um espetáculo integrado no programa oficial das Festas de Natal e Fim-de-Ano da Madeira, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, que acontece pela segunda vez, depois de um primeiro realizado em 2012.


O concerto terá cerca de 8 minutos, irá basear-se na obra musical intitulada “2015 Last Night Symphony”, da autoria do professor madeirense Francisco Loreto, escrita exclusivamente para os navios AIDAblu, Mein Schiff 4, Queen Elizabeth, Magellan, Black Watch, Oceana, Thomson Majesty e Marco Polo, que estarão no porto do Funchal, atracados e fundeados na baía da cidade, neste dia. De fora ficam o Saga Pearl IIque, apesar de todos os esforços desenvolvidos e da disponibilidade do seu comandante, não tem capacidade técnica para participar na iniciativa, e assim como o AIDAsol que irá chegar em cima do concerto.

A obra musical foi escrita com base em diálogos rítmicos entre os navios, em função das suas disposições na baía do Funchal, onde será também possível de reconhecer dois tipos de ritmos usados na música tradicional madeirense e também o ritmo do «bater do coração», numa melodia com a qual o compositor pretende homenagear a Região Autónoma da Madeira.

Com tudo a postos para que este venha a ser, efetivamente, um marco original na despedida ao ano de 2015 e na saudação especial a 2016, é de assinalar a colaboração e a abertura que foram manifestadas, desde o primeiro momento, quer pelos agentes de navegação, quer pelos comandantes de cada navio, no desenvolvimento dos preparativos para esta ação.

Reforçar a singularidade da passagem de ano na Região e afirmar o destino, através de uma encenação musical que é única e histórica, no mundo dos cruzeiros, são os objetivos deste concerto inédito.

É, pois, com grande expetativa que se aguarda pela concretização deste momento, uma hora antes dos céus da Madeira receberem «as emoções de luz» garantidas pelo espetáculo pirotécnico que estará a cargo da empresa Macedo’s Pirotecnia e que deixa a promessa da entrada em 2016 com um cenário de cor e luz bastante superior ao do ano passado.

Sem comentários