728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Nini Andrade Silva: "Não sigo tendências"

"Não sigo tendências, procuro criá-las". Esta frase de Nini Andrade Silva define o seu percurso criativo e a matriz da sua carreira empresarial que começou há 26 anos com a Esboço Interiores que surgiu então no Garajau com quatro sócios.

Daí para cá a Esboço foi mudando de espaço a uma média de quatro anos. E foi numa destas mudanças para o prédio que adquiriram à entrada do Porto do Funchal que surgiu o Atelier Nini Andrade Silva. Foi a altura em que as pequenas decorações e trabalhos de arquitetura de interiores que fazia até então transbordaram para outras dimensões, mesmo para fora da ilha e do país. Os prémios e o reconhecimento internacional não tardaram a chegar e, Nini Andrade Silva recorda que ganhou o seu primeiro prémio com o design de interiores da sua própria casa, pois teve a liberdade total de projetar de acordo com o seu gosto e estilo.
Com o aumento de projetos e aparecimento de novos clientes, verificou-se a necessidade de abrir novos ateliers para dar resposta aos mais diversos desafios um pouco por todo o mundo.
Assim, abriu um atelier em Lisboa e em Kuala Lampur, sim, lá bem longe, na Ásia, na Malásia.
Há cerca de dois anos a designer e empresária, cuja atividade se interliga, fez uma sociedade com o Grupo Saraiva + Associados que culminou com a criação da “S+A, Design by Nini Andrade Silva”. Atualmente o Grupo S+A dispõe de estruturas próprias/ ateliers em 10 diferentes cidades, de vários países e continentes, com cerca de 120 colaboradores.
Devido à sua atividade profissional, Nini Andrade Silva confidenciou que passa mais de metade do ano fora da sua terra Natal onde reconhece que, além dos negócios e o conforto de estar com os seus, vem “agarrar” a sua energia. Além disso, sublinha que quanto mais viaja pelo mundo “mais gosto da minha terra”.
Paralelamente à atividade criativa e empresarial, Nini Andrade Silva tem vindo, cada vez mais, a proferir conferências um pouco por todo o mundo, como por exemplo as palestras TEDx, em universidade nacionais e internacionais e em diferentes eventos de enorme reconhecimento mediático.
O trabalho do atelier tem sido interminável não só na Madeira e no do país, como a nível internacional.
Por exemplo, o atelier foi escolhido pela cadeia de hotéis colombiana Movich Hotels & Resorts, detida pelo empresário Germán Efromovich (que esteve para comprar a TAP), para remodelar seis unidades adquiridas recentemente e fazer de raiz mais dois hotéis. O primeiro
hotel a inaugurar foi o “Movich Buró 26”, que abriu portas em setembro de 2014.
É por tudo isto que a marca Nini Andrade Silva tem hoje reconhecimento internacional, tendo ganho diversas competições a nível mundial com os seus mais distintos projetos, desde o mercado da hotelaria até ao design de mobiliário exclusivo.
Paralelamente à sua reconhecida carreira na área da arquitetura e design de interiores, Nini Andrade Silva é também autora de diferentes linhas de mobiliário de interior e exterior. Da versatilidade da sua obra, destaca-se ainda a grande paixão pela pintura, estando a sua obra presente em importantes coleções de arte contemporânea mundiais, nomeadamente na Irlanda e Nova Iorque.

Nini Andrade Silva

Nini Andrade Silva é madeirense e considerada uma das mais prestigiadas designers de interiores no mundo. Formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE) em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional no estrangeiro, estudando e trabalhando em Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca.
Hoje é reconhecida como a mente criativa atrás de múltiplos hotéis membros da cadeia Design Hoteis.
No seu percurso viu reconhecido muitos dos seus trabalhos não só pelo sucesso empresarial que os objetos por si idealizados acabaram por conhecer como igualmente pelo valor artístico em si. Entre as distinções que recebeu contam-se o Prémio Carreira de 2010, atribuído pelo Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE). Além disso, foi vencedora dos European Property Awards 2010, na categoria Best Interior Design Award, com a projeto desenvolvido no Hotel Teatro, no Porto.
Por outro lado, o atelier Nini Andrade Silva venceu os European Property Awards 2009 na categoria de
Design de Interiores com o trabalho realizado no hotel The Vine, no Funchal.
A 10 de junho de 2011 foi distinguida pelo Governo português com o título honorífico de Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal no país e no estrangeiro.
É consultora internacional do IADE, integrando, por isso, o painel de docentes convidados da Escola Superior de Design.
De referir que Nini Andrade Silva tem apostado cada vez mais na sua coleção de mobiliário “Garota do Calhau”.
Por outro lado, o seu nome está igualmente ligado a uma coleção de Bordado Madeira e é presença assídua em prestigiadas publicações de todo o mundo como o The New York Times, Financial Times, El Pais, Wallpaper, Condé Nast Traveller, Sleeper Magazine, Harrods Magazine, Architectural Digest Magazine, Andrew Martin’s World Leading Guides, Wallpapper, Condé Nast Travel Guide, entre tantas outras.




Sem comentários